Ar Condicionado X Climatizador: Quais as diferenças entre eles?

Estar em um clima agradável é importante tanto em casa como no trabalho. Contudo, as temperaturas no Brasil nem sempre são amenas.

Por isso, pode ser necessário recorrer a algum equipamento de refrigeração para tornar o dia a dia mais confortável. Mas qual escolher: ar-condicionado ou climatizador?

A seguir, confira as principais diferenças entre o ar-condicionado e o climatizador e descubra qual é o melhor para você:

Ar-condicionado X climatizador: qual a diferença?

Tanto o ar condicionado como o climatizador tem a função de tornar a temperatura do ambiente mais agradável. Contudo, eles funcionam de forma diferente e, consequentemente, entregam resultados diferentes.

O ar condicionado utiliza um fluido ou gás para refrigerar o ar. Esse ar passa por uma serpentina, onde entra em contato com o fluido refrigerante e ocorre a troca de calor. Depois disso, o ar frio é devolvido ao ambiente.

Por outro lado, o climatizador usa apenas água gelada para refrescar o ambiente. Nesse caso, o ar captado pelo equipamento passa por um painel evaporativo, onde entra em contato com a água. Em seguida, o ar fresco e úmido é devolvido ao ambiente.

A diferença no funcionamento do ar condicionado e do climatizador tem um impacto direto na sua capacidade de refrigeração, qualidade do ar, instalação, manutenção, consumo de energia e indicações de uso. Confira a seguir:

1. Controle de temperatura

No geral, o ar-condicionado é mais potente em refrigerar um ambiente, enquanto os climatizadores abaixam a temperatura em cerca de 12°C, os aparelhos de ar-condicionado são capazes de reduzir em média 16°C.

Por isso, em regiões ou épocas em que o calor é muito forte, o ar-condicionado pode proporcionar maior conforto térmico.

2. Qualidade do ar

Por usar um reservatório de água para refrigerar o ambiente, os climatizadores também aumentam a umidade do ar. Alguns modelos ainda possuem a função de purificar o ambiente. Por isso, em regiões secas, o climatizador pode ser mais confortável, principalmente para pessoas com problemas respiratórios.

Em contrapartida, os equipamentos de ar condicionado deixam o ar mais seco, o que faz com ele seja mais eficiente em ambientes ou regiões com maior umidade relativa do ar. Entretanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, esse tipo de equipamento pode deixar a qualidade do ar interno até cinco vezes pior do que o ar externo.

3. Ambientes fechados e abertos

Os equipamentos de ar condicionado precisam de um ambiente fechado para funcionar bem. Em ambientes abertos, esse tipo de equipamento terá um consumo de energia muito alto e não oferecerá conforto térmico suficiente. Por outro lado, como o climatizador renova o ar, ele performa bem em ambientes abertos ou com bom sistema de exaustão.

4. Instalação e manutenção

No geral, o climatizador tem instalação mais fácil e exige pouca manutenção, sendo necessário apenas a limpeza básica e o desligamento correto. Já os equipamentos de ar-condicionado exigem assistência técnica especializada com mais frequência, pois possuem um sistema mais complexo.

Entretanto, também é possível investir em um ar condicionado ou climatizador portátil, que não precisa de instalação, basta ligá-lo na tomada.

5. Consumo de energia

Em comparação com ar condicionado, o climatizador consome até 90% menos energia elétrica. Isso acontece porque os condicionadores de ar têm mais peças mecânicas, que necessitam de mais energia para operar. Além disso, como o ambiente em que o equipamento é instalado precisa estar fechado durante o funcionamento, o gasto com iluminação tende a ser maior.

De fato, tanto o ar condicionado como o climatizador são ótimos equipamentos para refrescar um ambiente, desde que usados de acordo com a recomendação e a necessidade de cada local.

Qual será a sua escolha: ar condicionado ou climatizador? Conte para nós nos comentários!

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco.

CHAMADA:

Está na dúvida se compra um ar-condicionado ou um climatizador?

Então, acesse o novo artigo no blog da Climabrisa e conheça as principais diferenças desses equipamentos e qual é o melhor para você!

Compartinhe

Post Relacionados

Fale Com A Climabrisa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.