Uma das tecnologias que mais vem ganhando espaço nos lares brasileiros é, sem dúvida nenhuma, a dos climatizadores evaporativos. Além de resfriarem o ambiente, fazem isso de modo totalmente natural e eficaz, utilizando-se basicamente do processo de evaporação da água a frio.

Como se não bastasse, esses aparelhos também são responsáveis por um surpreendente aumento da qualidade do ar, devido a sua constante renovação, por parte do climatizador. Nas condições certas, essa tecnologia pode interferir diretamente com uma mudança de 12 °C de temperatura.

Caso você queira de saber mais sobre esse aparelho, fique com a gente e confira a seguir os 9 mitos e verdades sobre o uso de climatizadores evaporativos. Acompanhe:

Mitos

Paga-se muito caro por um climatizador evaporativo

Climatizador evaporativo, por ser baseado em uma tecnologia simples e natural, pode ser até 90% mais econômico do que um ar condicionado comum, além de possuir baixa frequência de manutenção e peças baratas e fácies de se encontrar.

Climatizadores só devem ser usados em ambientes abertos

Esse mito se dá principalmente por conta da eficácia que esse aparelho tem quando utilizado em ambientes abertos. Contudo, sua qualidade a céu aberto não implica em nada na sua qualidade em ambiente fechado. Portanto, um aparelho duplamente qualificado.

Ambiente fica úmido perto de climatizadores evaporativos

Outro erro é achar que por conta da utilização de uma tecnologia natural, baseado no ciclo da água, os efeitos dos climatizadores podem ocasionar umidade em excesso ou até mesmo gotas de água no ambiente.

Toda a água dos climatizadores permanece dentro do aparelho, não é preciso haver preocupação quanto a isso.

Climatizadores evaporativos não precisam de limpeza

Por mais simples e seguro que um climatizador seja, ainda precisará de limpeza. Aliás, quase todo aparelho, doméstico ou não, precisa de higienizações regulares. Assim, leia e siga as instruções para um melhor aproveitamento do aparelho.

Não é possível resfriar o ambiente com um climatizador evaporativo

Esse mito fica por conta dos climatizadores portáteis que, de fato, possuem baixa potência. Climatizadores evaporativos industriais são muito mais eficientes e capazes de alterar a temperatura de um ambiente.

Verdades

Climatizadores servem para qualquer ambiente

Seja ambiente grande ou pequeno, aberto ou fechado, não importa, sempre haverá um climatizador evaporativo que dê conta do recado.

Climatizadores evaporativos exalam um ar de qualidade

Além de aumentar a umidade do ar em meses secos, um climatizador geralmente possui um filtro capaz de tirar grande parte das impurezas dissolvidas no ar, melhorando, assim, a nossa respirabilidade.

Climatizador e ar condicionado podem ser utilizados juntos

Por mais que um climatizador possa até mesmo substituir o ar condicionado, muitas pessoas não abrem mão desse antigo aparelho.

No entanto, a vantagem de um climatizador é tão grande que pode ser utilizado em conjunto com o ar condicionado, melhorando ainda mais o ambiente em que se está.

Climatizadores evaporativos tem fácil instalação

Com rápida instalação, um climatizador de ar pode poupar muito trabalho e ser facilmente deslocado de lugar, atendendo assim, qualquer canto de sua casa, melhorando o ambiente e o ar por onde passar.

Gostou do artigo de hoje? Entre em nosso site e fique por dentro de muito mais!

Um comentário em “X mitos e verdades sobre o uso de climatizadores evaporativos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *