Ter um climatizador para seu comércio, indústria ou na própria casa é o desejo de muitos. Afinal, necessita-se manter um clima agradável e a pureza do ar. Contudo, antes da aquisição, há dúvidas frequentes sobre climatizadores que a maioria das pessoas compartilha.

É importante frisar que não apenas isso é normal, como aconselhado. Afinal, antes de comprar qualquer tipo de equipamento, deve-se conhecer suas características, benefícios e aplicações. Do contrário, pode-se adquirir um item que não cumpra as necessidades empresariais ou residenciais.

Pensando nisso, trazemos as 8 dúvidas frequentes sobre os climatizadores. Confira.

1. Quantos graus ele esfria?

Há uma série de variáveis a serem consideradas: modelo, tamanho do ambiente, umidade, temperatura externa, número de pessoas. Mas, em média, um decréscimo de 10 ºC a 12 ºC no ‘termômetro’ interno é possível de ser observado na maioria dos equipamentos do gênero. Geralmente, os manuais especificam essa questão técnica.

2. Climatizador é diferente de ar-condicionado?

Sim. Cada um desses aparelhos apresenta características próprias. Mas, sua principal forma é quanto ao resfriamento: o ar-condicionado utiliza de gases para baixar a temperatura, enquanto o climatizador usa uma superfície encharcada de água para fazer o mesmo. Quanto ao custo-benefício e qualidade do ar, optar por climatizadores é a melhor escolha.

3. Gasta muito energia?

Não. Há opções bem econômicas, adaptadas ao ambiente, que tem uma ampla eficiência energética. Novamente, se comparados ao ar-condicionado, um climatizador gasta bem menos energia (redução de até 90%), principalmente se for ligado em tempo similar a esse outro equipamento. Novamente, o gasto pode ser conferido nas especificações técnicas do aparelho.

4. O ambiente precisa estar fechado?

Novamente não. Como o climatizador trabalha com a evaporação da água, aconselha-se que haja saídas/escapes para ocorrer a renovação do ar. Consequentemente, há um ar mais puro e menos pesado do que encontrado em equipamentos que necessitam de portas e janelas cerradas para terem sua eficiência.

5. É ideal para empresas, indústrias e residências?

Todos os casos. São vários modelos, cada um feito sob medida para determinada solução, que vão desde salas comerciais, passando por galpões industriais até os vários cômodos de sua casa. Por isso, torna-se mais viável escolher a opção de climatizador certa e adaptada à necessidade de cada um.

6. E a manutenção?

Simples e fácil. Aparelhos do gênero, se forem utilizados da maneira correta, tem uma vida útil altíssima (principalmente comparado ao ar-condicionado). Ainda, é possível contar com técnicos que resolvem os problemas em uma rápida checagem.

7. É barulhento?

Nos níveis padrões de equipamentos do gênero, como o ar-condicionado. Contudo, são ruídos que são imperceptíveis após um tempo no ambiente, muito pela sua sintonia e frequência, o que não atrapalha as rotinas de um escritório, por exemplo.

8. Como funciona um climatizador?

É claro que não poderíamos deixar essa de fora. Que tal dar uma passada no nosso blog e entender como funciona? É só clicar aqui e ver como ele procede no ambiente.

E aí? Qual das dúvidas frequentes sobre climatizadores você tinha? Deixe aí nos comentários – e, se tiver alguma questão em aberto, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *