É fato que a temperatura contribui para o bem-estar das pessoas. Tratando-se de empresas, não é diferente. Temperaturas altas ou baixas podem influenciar diretamente na produtividade dos colaboradores e, por isso, devemos buscar a climatização ideal para ambientes organizacionais.

Quer saber como? Então, leia o post até o final e conheça 3 dicas para escolher o melhor tipo de climatização para a sua empresa.

Importância da climatização

Antes de mais nada, qualquer desconforto térmico eleva o grau de estresse nas rotinas de trabalho.

Em algumas situações, a exposição ao frio excessivo pode influenciar em movimentos involuntários, como tremores que dificultam o movimento dos dedos até problemas respiratórios.

  • Sudorese excessiva;
  • Fadiga;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas frequentes.

Todos esses fatores são decorrentes de uma climatização inadequada. Entendendo a importância que uma temperatura agradável acarreta ao ambiente organizacional e nos seus benefícios para os colaboradores, veríamos administrações mais severas quanto ao uso dos ar condicionados, umedecedores, e diversos outros aparelhos pertinentes.

3 dicas para escolher a melhor climatização para sua empresa

Agora, vamos listar algumas ações importantes que devem ser verificadas para buscar a climatização mais eficiente. Veja quais são, abaixo:

1. Tipo de isolamento

Sabemos que o tipo de isolamento pode definir a quantidade de absorção de calor externo e no quanto redistribuem para o ambiente interno. Sendo assim, podemos entender que um determinado ambiente com isolamento térmico tende a ser mais arejado.

Em contrapartida, um isolamento mais acústico pode promover um local mais abafado e quente.

Nessas situações, a opção por um climatizador fixo pode ser a melhor solução para o caso, principalmente em locais como prédios e galpões extensos.

2. Tamanho do espaço

O principal fator que definitivamente vai determinar o tipo de climatizador ideal é o espaço de área. Ambientes organizacionais, em geral, se garantem efetivamente com um climatizador móvel e versátil para atender a diversas situações.

Se tratando de ambientes mais industriais, o equilíbrio deve pairar entre o maquinário e o pessoal no ambiente interno. Dessa forma, podemos mesclar tanto o climatizador industrial fixo quanto o móvel, dependendo da demanda.

3. Circulação de pessoas e maquinário

Esse critério pode variar de acordo com o segmento, mas é o segundo fator mais importante na hora de verificar o melhor climatizador. Para uma sala pequena, podemos optar por um climatizador móvel, como é o caso de um exaustor.

Entretanto, em grandes locais, os climatizadores fixos podem ser mais eficientes, desde que a temperatura seja regulada de acordo com a intensidade da circulação.

Conclusão

Conforme vimos, é muito importante verificar alguns aspectos estruturais importantes antes de realizar a compra do climatizador ideal. E como sabemos que a temperatura interna afeta diretamente a produtividade dos colaboradores, é crucial que o conforto sempre esteja em primeiro lugar.

Agora que você já conhece as dicas para escolher o melhor tipo de climatização para a sua empresa, deixe um comentário e registre a sua opinião sobre o assunto. Caso queira tirar dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *