Quando se fala em diminuir a temperatura do ambiente, logo pensamos no ar-condicionado. O grande problema é que ele acaba reduzindo a umidade do ar. Para conseguir solucionar os dois problemas – temperatura e umidade – a climatização evaporativa ganhou espaço nas indústrias, agricultura e locais em que há grande circulação de pessoas, porque consegue manter uma temperatura agradável e ainda trazer uma série de benefícios.

A climatização evaporativa consiste em capturar o ar do ambiente externo e passá-lo por um “painel molhado”, para que seja resfriado e umidificado antes de ser lançado ao ambiente interno. Dessa forma, a troca de ar é forçada, fazendo com que o ar quente saia do local e dê espaço ao que está com menor temperatura, mais úmido e também mais puro. O melhor é que esse tipo de equipamento não requer grandes intervenções no ambiente para ser instalado e consome menos energia que o tradicional ar-condicionado.

Apesar de parecer uma novidade, essa tecnologia não é tão recente assim e um modelo similar já era até utilizado pelos egípcios há milhares de anos. A grande verdade é que agora ela começou a ganhar mais notoriedade por conta dos benefícios que proporciona ao ambiente de trabalho e também à saúde dos funcionários.

Conheça melhor sobre suas vantagens no post a seguir!

A climatização evaporativa sendo benéfica para as empresas

Para se investir no que quer que seja em uma empresa – seja indústria, comércio, agricultura ou em qualquer outro tipo de atividade – deve-se conhecer os benefícios que esse investimento pode proporcionar. No caso da climatização evaporativa não é diferente. Veja uma lista bem extensa dos seus principais benefícios:

Baixos níveis de ruído

Por se tratar de um processo um pouco mais natural, a emissão do ruído é bastante pequena, ideal para qualquer local onde se queira reduzir o barulho.

Imagine em uma indústria, onde há diversas máquinas trabalhando ao mesmo tempo e fazendo barulho. Mais ruídos só atrapalhariam a produtividade e gerariam mais estresse aos funcionários.

Redução da temperatura

Com as temperaturas médias aumentando ao redor do mundo, mantê-la em um nível que seja agradável, sem gastar muita energia, está cada vez mais difícil. A climatização evaporativa chega a proporcionar uma redução de até 12° em relação à temperatura externa do ambiente, proporcionando mais conforto térmico para quem está no local. Assim aumenta-se a produtividade dos colaboradores.

Funcionamento eficiente em ambientes abertos

Manter portas e janelas fechadas nem sempre é uma opção dos espaços que precisam de menor temperatura. Nesse caso, não é preciso fazer esse isolamento, até porque deve-se ter um local em que o ar possa entrar e outro no qual possa sair, proporcionando a troca entre os ambientes e evitando constantes alertas como “não se esqueça de fechar a porta por causa do ar.”

Vale ainda citar que dessa maneira o ar não fica seco e não gera problemas de saúde com os funcionários que possuem tendência a doenças alérgicas, diminuindo-se ainda o número de atestados médicos referentes a isso.

Facilidade de instalação e baixa manutenção

Não é preciso fazer grandes mudanças na estrutura para realizar a instalação do equipamento, porque ele não requer muitos recursos. A manutenção também não é feita com tanta frequência, como nos demais equipamentos utilizados pelas indústrias, fazendo com que o seu custo seja menor.

Agora que já conhece um pouco mais sobre climatização evaporativa, que tal instalar na sua empresa e garantir um ambiente de trabalho mais agradável a seus colaboradores? Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo para que possamos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *