Veja dicas para escolher o modelo de climatização para o seu segmento

Um ambiente precisa ser um lugar onde as pessoas se sentem bem. Independente de ser um ambiente de lazer, sua casa ou até mesmo o local de trabalho. 

O conforto térmico é algo que garante o bem estar das pessoas. E é impossível falar sobre conforto térmico sem falar sobre climatização. 

Escolher o melhor modelo de climatização de um ambiente não costuma ser uma tarefa tão fácil.

Existem alguns fatores que influenciam na hora da compra, e não se atentar a isso pode custar um prejuízo desnecessário para você ou seu negócio.

Para te ajudar nesta escolha, preparamos uma série de dicas simples e diretas para garantir que você faça fazer a melhor compra de climatizador para o seu ambiente. 

Principalmente no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho, confira estas dicas para que o aparelho seja de fato o melhor modelo de climatizador para o seu empreendimento.

Climatizadores são mais fáceis de instalar em seus ambientes, além de consumirem menos energia. O que se torna uma opção bastante vantajosa e rentável para sua empresa! 

Com uma análise mais ampla do ambiente, dos recursos disponíveis e dos detalhes que estão neles, a climatização pode ser bem mais fácil e econômica do que parece.

Quais são os sistemas de climatização disponíveis no mercado?

Antes de falarmos das opções de climatizadores em si, é necessário considerar a utilidade deles.

E isso inclui não apenas refrigerar o ambiente, mas a extensão do local e a frequência com que o climatizador vai ser utilizado.

Apenas com esses detalhes em mente já é possível filtrar as opções de climatização.

Quanto à climatização em si, você pode considerar dois fatores: os tipos de climatizadores e as fontes dos mesmos. É a combinação de ambos que faz o seu ambiente de trabalho ficar mais agradável.

Vejamos como eles funcionam, com sugestões de quais ambientes são mais adequados para seu uso. Fontes de Energia:

Biomassa

São as conhecidas lareiras, e os pellets, sistemas de condução de calor através de granulados de madeira, vindos de sobras de indústria de madeira e trabalhos similares. Por ser um sistema fixo, requer uma análise aprofundada do ambiente e das condições de instalação.

É uma boa indicação para ambientes industriais, inclusive como uma forma sustentável de climatização.

Bomba de Calor Geotérmica

Mais indicados para ambientes rurais ou que possuam uma boa quantidade de terra e água.

A bomba de calor geotérmica é ao mesmo tempo, uma fonte renovável e uma fonte não renovável.

As bombas de calor são instaladas no solo, e fazem uso de sua biodinâmica para climatizar o ambiente ao redor.

Como o aparelho depende de energia elétrica, seu uso é mais indicado para ambientes naturais.

Solar Térmico

Esse sistema utiliza painéis solares combinados a geradores para climatização do ambiente.

Embora econômico, seu uso é mais viável em épocas de temperaturas altas, já que seu uso é mais adequado para aspectos específicos do ambiente, como o sistema sanitário, por exemplo.

Use o sistema Solar Térmico em combinação com outros tipos de climatizadores. Além de econômico, ele torna o ambiente ainda mais higiênico.

Solar Térmico e Biomassa

É a combinação do solar térmico e da biomassa. Aqui, a vantagem é que ele pode ser usado em grandes ambientes, principalmente os residenciais, a qualquer época do ano.

Isso acontece porque ambos atuam em sinergia para climatização do ambiente, e manter a área sanitária higienizada.

Em contrapartida, é necessária uma ampla adaptação para que seja feito um bom uso de suas estruturas.

Tipos de Climatização

Os tipos de climatização podem se relacionar tanto com o modelo do aparelho quanto com a finalidade dele.

Aqui, considere os usos principalmente para refrigeração, que sãos os mais procurados tanto nos setores comerciais, como industriais e residenciais.

Para garantir que você faça a escolha correta, é necessário entender como os diferentes tipos de climatização se comportam. Confira:

Fixa

São sistemas instalados e mantidos em um local pré-determinado no ambiente em questão.

Podem cobrir áreas pequenas ou instalações completas dependendo do seu tamanho e suporte através de dutos de ar e outras adaptações similares. 

A potência do aparelho também deve ser levada em conta, dependendo do tamanho do ambiente onde o climatizador será instalado. 

Móvel

Como o nome indica, podem ser movidos com facilidade para vários locais. Por padrão, cobrem ambientes pequenos, mas sua utilização é mais econômica e controlada.

Caso sua empresa ou casa tenha vários ambientes, ele é essencial já que pode ser colocado onde as pessoas estão. Movendo, por exemplo, da sala de trabalho para a sala de reunião. 

O que considerar na hora de escolher a climatização do seu ambiente?

A lista de climatizadores é bem variada, mas sem considerar todas as condições no ambiente profissional onde ele será utilizado, de nada adianta o seu investimento.

Existem alguns fatores simples sobre o espaço climatizado a serem considerados. Confira os principais deles:

Tipo de Isolamento

O tipo de isolamento determina o quanto as instalações absorvem o calor externo e o quanto elas o redistribuem para dentro.

Um local com isolamento térmico, por exemplo, costuma ser mais arejado. Por outro lado, um local com isolamento acústico tende manter o ambiente mais quente e abafado.

Nestes casos, um climatizador fixo pode ser a solução mais adequada, sobretudo em prédios e grandes galpões. 

O tamanho e a potência dele, vão variar de acordo com a extensão do local. Uma sala dedicada para o climatizador, com as adaptações para todo o ambiente, é uma saída econômica para o seu negócio.

Extensão do Espaço

É o principal fator que vai determinar o tipo de climatização que o ambiente precisa.

Este, junto ao fator “equipamentos e circulação”, do qual falaremos a seguir, pode ser facilmente mensurado em cálculos. Isso permitirá que se faça um filtro das melhores opções dentro dos seus recursos disponíveis.

Segmentos executivos, por exemplo, podem depender apenas de um bom climatizador móvel, versátil o suficiente para atender várias situações.

Já segmentos industriais, necessitam de um equilíbrio entre equipamentos e pessoal.

Eles podem combinar tanto climatizadores móveis como fixos, adaptando-se com maior facilidade às necessidades do negócio.

Equipamentos, Circulação de Pessoas e Tempo de Uso

Pode variar de acordo com o segmento, mas este é o segundo fator mais importante. Por vezes, um climatizador móvel como um exaustor pode ser a solução para uma sala pequena.

Aumente este escopo para equipamentos e ambientes de ampla circulação, e entenderá.

Em grandes locais, climatizadores fixos são necessários, desde que sua temperatura ou mesmo tempo de uso sejam regulados de acordo com a circulação real. Em ambientes industriais, por exemplo, isto é possível.

E não se esqueça de pontos simples, como uma boa limpeza para retirar poeiras e outros detritos; fazer revisões periódicas do equipamento, para atestar sua eficiência; e limpeza ou mesmo troca de filtros, essencial para evitar a proliferação de doenças respiratórias através dos climatizadores.

Juntando as especificações técnicas dos tipos de climatizadores, suas fontes de uso e as necessidades dentro dos ambientes em questão, é possível escolher com segurança quais são os melhores climatizadores para o seu negócio. Tudo de maneira econômica e prática.

Contar com uma empresa especializada na hora de escolher seu climatizador é muito importante.

Esta também é um fator de destaque, pois uma equipe com conhecimentos da área, garantem que você faça a melhor escolha! 

Conte com a Climabrisa na hora de escolher o melhor climatizador para o seu ambiente!

Compartinhe

Post Relacionados

Fale Com A Climabrisa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.