Está considerando instalar um sistema de climatização na sua indústria? Precisa de mais informação a respeito? Ou talvez você seja um revendedor procurando mais informação: na publicação de hoje a CLIMABRISA vai falar um pouco sobre sistemas de climatização industrial. Obrigado por nos considerar para a leitura. Veja os tópicos que vamos te apresentar:

Aproveite a leitura.

O que é um sistema de climatização industrial

Um sistema de climatização industrial é um conjunto de aparelhos, processos e tecnologias com o objetivo de climatizar – ou alterar o clima (resfriando), do ambiente de uma indústria. No dia a dia, estamos acostumados ao uso do ar-condicionado. Mas, na indústria, em que a climatização precisa ser feita em larga escala, pode ser preciso usar aparelhos específicos, como o climatizador evaporativo.

Como funciona

O climatizador evaporativo é um aparelho de climatização com um funcionamento cíclico. No seu interior, há um painel evaporativo feito de celulose. Em conjunto com outros fatores, como bomba hidráulica, esse painel trabalha para que haja troca de calor entre o ar que entra no aparelho e o ar que sai, de maneira que o último saia com a temperatura reduzida.

Funciona da seguinte maneira:

  1. O ar externo é capturado pelo aparelho;
  2. Através da tubulação hidráulica, água é despejada no painel evaporativo;
  3. No painel evaporativo, peça fabricada em fibra de celulose, a temperatura do ar é reduzida em até 12°C ao entrar em contato com a superfície umidificada;
  4. O excesso de água, que não foi evaporada, é acumulada no reservatório e bombeada de volta para a tubulação e reutilizada;
  5. O ventilador capta esse ar e lança-o no ambiente;
  6. O ar – agora com temperatura mais baixa, umidificado e com taxa de oxigenação mais alta – é insuflado no ambiente, forçando assim uma troca constante de ar.

Para que se saiba qual tipo de aparelho e como deve ser o sistema a ser instalado na sua indústria, é necessário que se faça uma avaliação técnica do local. É um trabalho sob medida que vai permitir a definição do melhor sistema possível para aquela indústria: tanto na aparelhagem quanto no custo-benefício e em outros fatores, como economia de energia.

É por isso que é interessante, por exemplo, que a empresa contratada para fazer esse tipo de serviço possua um engenheiro em seu quadro de funcionários. Há detalhes que devem ser levados em consideração, como as NBR (Normas Brasileiras) – que determinam esse tipo de projeto, e o Decreto 9.864/2019, relacionado à Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia.

Quais as vantagens

Algumas das vantagens do emprego de um sistema de climatização industrial são:

  • Alcance dos índices ideais de temperatura, pureza e umidade do ar;
  • Aumento no conforto e produtividade dos funcionários, clientes etc.;
  • Melhora na manutenção de máquinas;
  • E, desde que seja um sistema que atenda às especificações técnicas, como os da CLIMABRISA, a preservação do meio ambiente;
  • Dentre outros.

E aí, gostou? Fique à vontade para comentar. E caso tenham restado dúvidas, você pode encaminhá-las pelo telefone: +55 (46) 3550-8200. Agradecemos a sua atenção e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *