Saiba como funciona o climatizador evaporativo [estender + 1000]

Os climatizadores evaporativos são condicionadores de ar mais baratos e rentáveis do que os tradicionais. Eles resfriam o ambiente usando muito menos energia e, por isso, são opções atraentes para quem quer poupar dinheiro, seja em casa ou em qualquer tipo de indústria e comércio.

Os climatizadores são econômicos, eficientes e vêm ganhando espaço em residências, comércios e indústrias. Para mostrar como funciona o climatizador evaporativo e como ele pode ser uma excelente opção para a sua casa ou empresa, elaboramos este post.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa alternativa econômica e eficaz:

Como funciona o climatizador evaporativo

O resfriamento evaporativo é bastante simples e ocorre naturalmente a cada dia no mundo que nos rodeia. Suar no calor, por exemplo, é uma forma de resfriamento evaporativo no qual o seu corpo produz suor, que evapora e permite que ele esfrie.

Você também pode sentir os efeitos do resfriamento evaporativo quando sai de uma piscina em um dia quente e, imediatamente, sente um calafrio. A temperatura e a pressão de vapor da água tentam se igualar ao ar e, como resultado, as moléculas de água se transformam em moléculas de gás. Uma vez que o ar circula naturalmente, a área em torno dele é resfriada.

Para resfriar de forma consistente o espaço no qual está instalado, o climatizador evaporativo faz algo similar a esse fenômeno natural, usando um ventilador para extrair o ar quente, que passa sobre células umedecidas em água. Durante o processo, o ar é esfriado até 12 ºC. Em seguida, o ar fresco, renovado, é distribuído para todo o ambiente.

Processos e etapas de funcionamento

O climatizador evaporativo é composto por um ventilador, um reservatório, uma bomba hidráulica e células evaporativas, feitas de um material à base de celulose. A bomba faz circular a água do reservatório, garantindo que as células sejam molhadas constantemente.

O ventilador aspira o ar externo, quente e seco. O ar absorve umidade ao passar pelas células e reduz sua temperatura por meio da evaporação da água. Assim, podemos destacar as etapas de funcionamento do climatizador:

  1. O ar externo é aspirado para o sistema.
  2. A bomba alimenta canaletas distribuidoras de água, que conservam as células evaporativas sempre úmidas.
  3. A presença de água faz com que as células se mantenham a uma temperatura bem mais baixa do que a temperatura do ambiente.
  4. O ar quente passa através das células evaporativas. O ar cede calor para a água e uma parte dela evapora, enquanto a temperatura do ar diminui.
  5. O excesso de água que não foi evaporado cai no reservatório e é novamente bombeado para as canaletas distribuidoras.
  6. O ar frio e umidificado obtido na saída das células evaporativas é lançado no ambiente.

Este processo se repete constantemente, enquanto o equipamento permanecer ligado. O nível de água do reservatório é controlado por uma boia e ele é reabastecido para compensar a parcela de água que evaporou.

Eficiência do climatizador evaporativo

Os climatizadores evaporativos funcionam melhor em um clima seco e quente, portanto têm maior eficácia durante os horários mais quentes do dia e quando os níveis de umidade estão abaixo de 50%. O equipamento promove um ganho considerável em conforto térmico, gastando pouca energia. Sua eficiência é muito boa, especialmente se comparada ao ar-condicionado.

A eficiência do climatizador evaporativo depende mais da umidade relativa do ar do que da temperatura de entrada. Quanto menor a umidade, maior será a redução de temperatura obtida com o sistema.

O sistema pode ser adaptado para diferentes tipos de ambiente sem perder sua eficácia. Para supermercados, indústrias têxteis, escolas e igrejas, a climatização evaporativa é ideal, já que permite que portas e janelas fiquem abertas, deixando o espaço fresco e climatizado de forma agradável.

Vantagens

Existem diversas soluções de climatização e controle de temperatura do ambiente, e todas elas possuem características distintas. O climatizador é uma ótima solução para indústrias e comércios, que sentem os benefícios de seu uso no dia a dia. Confira a seguir algumas vantagens do climatizador evaporativo!

Portas e janelas abertas durante o funcionamento

Para o climatizador evaporativo trabalhar de forma eficaz, algumas janelas ou portas exteriores precisam estar abertas, ou deve ser fornecida outra forma de ventilação. Isso é necessário para permitir que o ar quente vá para fora do edifício.

O ambiente não precisa ser mantido fechado, tornando esse equipamento ideal para comércios, galpões e indústrias. Quando está úmido, os níveis de evaporação são mais baixos. Isso significa que o efeito de resfriamento fica reduzido.

Em algumas situações, ligar o aparelho no modo de “ventilação” e executar o ventilador em alta velocidade ajuda a reduzir a umidade e melhorar a eficiência na evaporação.

Possibilidade de controlar o resfriamento em diferentes áreas

Você pode alterar o arrefecimento em diferentes áreas mudando o ambiente onde tem janelas e portas abertas. O ar frio toma o caminho de menor resistência para o ar exterior (empurrando o ar quente para fora no caminho).

Então, se você fechar uma janela em um cômodo e abrir a porta interna, o ar frio vai passar para outras áreas onde há uma abertura externa.

Tamanho eficaz para cada espaço

Existem climatizadores de baixas, médias e altas vazões, apropriados tanto para ambientes pequenos quanto para os grandes. Para obter os melhores resultados de seu climatizador evaporativo, é preciso comprar o modelo correto para o seu espaço, conforme o tamanho e a eficiência máxima desejada.

Um refrigerador de água por evaporação muito pequeno para a sua área, por exemplo, terá que trabalhar duro para manter o espaço conforme desejado, e isso vai gerar desperdício de energia.

Baixa produção de ruídos

Muita gente pensa que os climatizadores são máquinas barulhentas, mas isso não é verdade. Já é possível adquirir sistemas de climatização bastante silenciosos, que não aumentarão o nível de ruído da sua casa ou empresa.

Melhoria da qualidade do ar

Ao contrário dos aparelhos de ar-condicionado comuns, o climatizador promove a troca constante do ar do ambiente. O ar aspirado pelo ventilador e resfriado pelo sistema é lançado no ambiente e força a saída do ar já presente no recinto.

Esse ar injetado no ambiente também está mais limpo, oxigenado e com maior umidade, promovendo uma melhoria na qualidade do ar no interior do espaço climatizado.

Aumento da produtividade no ambiente de trabalho

A temperatura e a umidade do ar influenciam diretamente na produtividade do ser humano. O calor provoca cansaço e sonolência, enquanto a baixa umidade relativa do ar gera desconforto e pode causar problemas no sistema respiratório.

O climatizador garante conforto térmico, com uma temperatura mais baixa e um ar mais úmido, aumentando a capacidade de concentração e o rendimento dos funcionários.

Baixo consumo de energia

O climatizador evaporativo tem um consumo de energia baixo quando comparado aos aparelhos de ar-condicionado. Ele reduz a temperatura do ambiente consideravelmente, consumindo até 90% menos energia do que o ar-condicionado.

Instalação e manutenção

A instalação do climatizador é relativamente simples, mas uma mão de obra qualificada e especializada é sempre bem-vinda.

O sistema precisa estar ligado à rede hidráulica para que o abastecimento de água aconteça. O climatizador, normalmente, vem acompanhado de suportes (ou mãos francesas) e parafusos para fixação.

Como já mencionado anteriormente, o equipamento funciona melhor quando é feita a troca de ar do ambiente e, por isso, não demanda isolamento do ambiente a ser climatizado.

Quanta manutenção exige um climatizador evaporativo?

Esse equipamento necessita de pouca manutenção geral: limpezas básicas, armazenamento adequado e desligar o aparelho são os principais fatores para determinar o desempenho e a vida útil dele.

O filtro de água e as cortinas do cooler devem ser limpos uma vez a cada duas semanas, com água morna e detergente suave para evitar poeira, sujeira, mofo e bolor, se o dispositivo for usado por longos períodos de tempo. A caixa externa também deve ser higienizada periodicamente com pano úmido.

Recomenda-se que o reservatório seja drenado e limpo periodicamente para evitar acúmulo de sujeira. Ele também deve ser mantido fechado, para evitar que se torne um ambiente de reprodução de mosquitos.

Ao finalizar o aparelho, desligue primeiro a bomba e mantenha o ventilador funcionando por alguns minutos, para a secagem do painel evaporativo e do próprio ventilador.

Onde utilizar o climatizador evaporativo

O climatizador evaporativo é um sistema versátil e muito flexível. Ele está disponível em diferentes dimensões e potências, podendo ser utilizado em ambientes de vários tamanhos.

O equipamento é mais eficaz em ambientes que possuem ventilação e aberturas, mas também pode ser usado em ambientes fechados. Neste caso, recomenda-se o uso de exaustores.

A recomendação, porém, não é apenas para regiões onde existam, ao mesmo tempo, baixa temperatura e alta umidade. O climatizador pode ser usado quando a umidade do ar for alta, desde que a temperatura também seja alta. Da mesma maneira, ele pode ser usado em ambientes de baixa temperatura, desde que a umidade do ar também seja baixa.

Também não há restrição de uso em ambientes com má qualidade do ar, como indústrias e fábricas. O climatizador evaporativo é inclusive recomendado para locais com a presença de poeira, já que ele ajuda na limpeza e na renovação do ar.

Gostou de conhecer mais sobre o climatizador evaporativo? Tem interesse pelo assunto e gostaria de aprender mais sobre climatização? Assine a nossa newsletter e receba todas as atualizações do blog!

Compartinhe

Post Relacionados

Fale Com A Climabrisa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.