O climatizador é um excelente investimento para a indústria, em diversos os aspectos.

Isso porque ele garante melhores condições ambientais para os trabalhadores e para o acondicionamento de mercadorias.

Com um consumo baixo de energia elétrica.

Ambientes quentes, com baixa circulação de ar e excesso de poeira em suspensão, são altamente prejudiciais para a saúde.

Justamente por esta razão a instalação de um climatizador é a chave para tornar o local aprazível para que seus colaboradores tenham qualidade de convivência e consigam desempenhar suas atividades da melhor forma possível.

Existem muitas empresas que acabam por optar em investir em um ar condicionado para climatizar os ambientes.

Essa nem sempre é a escolha ideal.

O ar condicionado consome muita energia elétrica para poder desempenhar suas funções.

Além do mais, ele resseca o ambiente e não permite a que a troca de ar aconteça de maneira adequada, pois o mesmo ar fica em circulação por muito tempo.

Como a instalação de um climatizador diminui o consumo de energia?

A troca de um ar condicionado por um climatizador na indústria reduz substancialmente a conta de energia, visto que o equipamento consome apenas 10% da energia que o ar condicionado consome.

Um climatizador apresenta 70% mais eficiência que o ar condicionado.

Vale destacar que o mesmo pode ser implantado tanto em locais abertos quanto fechados, fornecendo sempre umidade ao ar do ambiente, frescor, além de controle de poeira em suspensão.

A instalação de um climatizador na sua indústria também ajudará a diminuir o consumo dos outros equipamentos, já que ele diminui a temperatura do ambiente fazendo com que aumente a eficiência das outras máquinas.

Quando os equipamentos ficam quentes, costumam gastar muito mais, além de dispersar energia em forma de calor.

Além do mais, ele estende o tempo de vida útil dos demais aparelhos utilizados na sua empresa, uma vez que o aquecimento desgasta severamente as peças e os acessórios.C

Benefícios para a respiração

Um climatizador melhora a sensação ao estar no ambiente, o que aumenta o ânimo dos funcionários, pois eles apresentam baixo desempenho em lugares quentes, deixando-os mais lentos e sonolentos.

Outro benefício advindo de um climatizador é que ele melhora o ar para a respiração, beneficiando as vias respiratórias das pessoas.

Em muitos locais, mesmo sem a permanência de seres humanos, manter a temperatura em níveis adequados é muito importante, como nos ambientes de armazenamento de alimentos para humanos e animais.

Vale destacar que é necessário efetuar a limpeza do seu climatizador pelo menos uma vez por mês.

Porque os filtros de ar dos climatizadores são ferramentas úteis para conter a proliferação de bactérias no ar, bem como a suspensão de poeira, que é altamente nociva para as vias respiratórias.

Então muita atenção com isso!

Além do mais, diferentemente do ar condicionado, os climatizadores são muito bons no quesito de troca de ar nos ambientes, o que garante a sua saúde, e a dos seus colaboradores.

Os números do resultado da comparação relativa ao consumo de energia entre climatizadores e aparelhos de ar condicionado são surpreendentes:

Alguns testes mostraram que enquanto um climatizador de 1500 watts de potência gera um consumo de 15kw por dia (10 horas de uso), o ar condicionado, neste mesmo intervalo, pode gastar até 121 kw.

Isso significa, em termos financeiros, que o consumo de um climatizador evaporativo resultaria em uma conta de energia elétrica com o valor de, aproximadamente, R$ 195 por mês.

Já um ar condicionado de 60.000 BTU/h poderia gerar um gasto mensal de mais de R$ 1.500.

A diferença é gigantesca, e a economia realmente impacta positivamente suas finanças!

Vantagens para Ambientes Industriais

Em ambientes industriais, o custo de implantação e instalação de sistemas de climatizadores evaporativos também é extremamente menor do que o custo de um sistema refrigerado com ar condicionado.

Quando se coloca os valores na ponta do lápis, o cliente verifica que o climatizador realmente oferece o melhor custo-benefício!

Também é muito importante salientar que os gastos com manutenção preventiva e corretiva, no caso do ar condicionado, também é muito mais elevado do que o custo dos climatizadores.

Vamos então a um Checklist de benefícios e vantagens advindos na instalação de climatizadores na sua indústria:

  • O baixíssimo consumo de energia ( 90% menor que o ar condicionado);
  • O baixo custo de implantação principalmente na indústria;
  • O ambiente climatizado não precisa necessariamente ser isolado do resto, podendo a climatização ser pontual dentro de grandes ambientes e até mesmo ao ar livre.
  • Você não precisa fazer reformas e nem construir paredes para manter seu ambiente climatizado e favorável;
  • A manutenção é simples e de baixo custo;
  • Existem diversas opções de modelos de equipamentos de climatizadores; portáteis / móveis, de parede ou de telhado (pesquise muito bem e converse com o vendedor para saber qual a melhor opção para os diferentes ambientes da sua indústria);
  • Ele não produz névoa e  muito menos o arraste de gotículas de água;
  • Proporcionam Conforto Térmico no ambiente de trabalho.
  • Por amenizarem o calor, elevam a produtividade, reduzem os erros, o risco de acidentes e os afastamentos dos colaboradores por problemas de saúde advindos da climatização incorreta dos ambientes.
  • Adequam o ambiente às exigências do Anexo III da norma NR-15 do Ministério do Trabalho referente à temperatura de IBUTG.
  • Eliminam problemas de insalubridade causados por poeira em suspensão e a presença de gases e vapores no ambiente.

Benefícios para a saúde

É importante destacar que a saúde dos seus colaboradores é essencial.

Quando seus ambientes não oferecem saúde e conforto para os mesmos problemas de saúde são desenvolvidos.

Quando um funcionário se afasta por motivos de saúde tarefas precisam ser remanejadas para outros membros das equipes, o que os deixa mais atolados de trabalho.

Isso impede que todas as tarefas sejam desenvolvidas da melhor maneira possível, diminuindo assim sua produtividade.

Não são apenas detalhes, pois quando uma questão não anda bem na sua empresa, uma série de problemas começam a aparecer.  

Economia X Investimento

Através da instalação de um climatizador, sua conta de energia elétrica terá uma diminuição instantânea e gigantesca, um benefício que você pode encarar de duas formas:

Aumento na margem de lucro, ou possibilidade para investir em sua empresa.

A melhor opção sem dúvida alguma é encarar como uma oportunidade para investir em algum aspecto da sua empresa.

Isso porque tendo como uma das metas o seu crescimento perante a concorrência de mercado, é preciso sempre investir em melhorias, percebendo aspectos na sua empresa que poderiam ser melhores.

A instalação de um Climatizador trará economia pro seu caixa, e em contraponto irá aumentar a eficiência de sua equipe e dos equipamentos utilizados na realização das tarefas diárias.

Economizar é importante sim, mas sempre focando também na melhora dos aspectos da sua indústria, perder em qualidade não pode ser uma opção de maneira alguma!

E quando você opta pelo uso de climatizador você tem benefícios de ambos os lados!

Descubra qual o melhor modelo de climatizador para a sua indústria, e para todos os tipos de ambientes que nela existem.

E então, faça a instalação dos climatizadores e se impressione com os resultados positivos desta escolha.

Contate a Climabrisa que produz e vende os melhores climatizadores do mercado que passam pelo mais rígido controle de qualidade oferecendo garantia de eficiência.

2 Comentários em “Como reduzir o consumo de energia na indústria com Climatizador?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *