Garantir um ambiente adequado e agradável para os funcionários trabalharem e serem mais produtivos é uma das tarefas mais difíceis para os gestores das instalações fabris.

Principalmente porque uma grande quantidade de variáveis devem ser consideradas. 

Levando isso em conta, que tal começar pelo ar que todos respiram? Muitos gestores não sabem como funciona o exaustor.

O seu uso em grandes indústrias é indispensável para garantir a ventilação adequada e preservar a saúde dos funcionários e clientes.

Além disso, suas aplicações vão desde a ventilação do ambiente e de equipamentos mais especializados à recuperação de vapores potencialmente tóxicos e ar viciado. 

Com isso, a instalação de um sistema de exaustão pode ajudar a melhorar os processos de produção em ambientes industriais.

Seu impacto reflete no aumento da produtividade, e na garantia da saúde de toda a sua equipe.

O exaustor industrial traz muitas vantagens para um ambiente. Veja abaixo a utilidade desses equipamentos para grandes indústrias, e entenda melhor como ele funciona: 

Diferentes exaustores para diferentes aplicações

O tipo certo de exaustor a ser utilizado na indústria, dependerá do tipo de atividade realizada. Portanto é necessário conhecer os tipos de exaustores e sua situação, para que seja feita a escolha adequada.

Existem três tipos de exaustores industriais. Eles são:

1 – Exaustor Axial

Usado para grandes volumes de ar (40.000 m³/h) e baixas pressões, com fluxo paralelo ao eixo do exaustor.

Ele tem baixa potência, portanto deve ser utilizado em lugares menores ou com poucos resíduos tóxicos no ar.

Caso contrário acaba sendo necessário um grande número de exaustores para que o sistema funcione e o resultado seja positivo.

2 – Exaustor Eólico

Dispensa energia elétrica, pois funciona com a força do vento. Seu mecanismo é simples; o ar quente no interior do ambiente tende a subir e, quando os exaustores giram, sugam o ar para fora, diminuindo a temperatura do local.

Sua desvantagem é que possui pouca vazão (300 m³/h) e também não é constante, uma vez que depende da força do vento para funcionar.

3 – Exaustor Centrifugo ou Siroco

geralmente usado para exaustão setorizada, como a captura de faíscas provenientes de atividades como soldagem, moagem e corte de metais.

Ele possui boa vazão, com grande pressão e depende da eletricidade para exaurir as partículas.

Além dos exaustores, o sistema de exaustão também inclui outros componentes como: ductos para movimentar o ar de uma área para outra e filtros para purificar o ar a ser liberado na atmosfera.

Aplicações dos exaustores

O exaustor industrial proporciona o movimento de ar e outros gases, o que é absolutamente necessário para muitas fábricas e instalações industriais. 

Eles agitam o ar em recintos fechados, substituindo o ar viciado e contaminado por ar fresco e saudável.

Podem ser usados em muitas aplicações de refrigeração e secagem, canteiros de obras, bem como em ginásios e academias, onde os atletas ficam quentes e suados.

Resfriam o sistema de refrigeração

O sistema do exaustor industrial também é utilizado em conjunto com o sistema de ar-condicionado.

Como o sistema de refrigeração necessita da eletricidade, seus motores podem ficar superaquecidos. O que pode acabar levando o aparelho ao seu mau funcionamento e aquecimento do ar. 

Os exaustores atuam reduzindo os níveis elevados de temperatura, refrigerando os motores e evitando a estagnação do ar.

Além do resfriamento do sistema de refrigeração, eles também são utilizados para resfriar outros equipamentos, como computadores, máquinas e outros itens eletroeletrônicos.

São úteis em locais de alta umidade

O cultivo de plantas em estufas, por exemplo, pode levar à liberação de muita umidade no ar.

Caso não haja um meio dessa umidade sair, as plantas podem ter seu desenvolvimento e produtividades afetada. 

Justamente por isso, estufas são locais onde a instalação de um sistema de exaustão é indispensável. Ele vai garantir que elas se desenvolvam bem dentro do ambiente. 

Diminuem a propagação de doenças

Ambientes com aglomeração de pessoas se tornam propícios para a propagação de microrganismos. 

Portanto, garantir que o ar seja constantemente renovado é uma das formas de evitar que germes presentes no ar se espalhem e possam levar à propagação de doenças.

Além disso, exaustores industriais podem ajudar a evitar que os funcionários e clientes tenham doenças alérgicas causadas por partículas presentes no ar.

Eliminam odores e gases

Os exaustores industriais também ajudam a remover fumaça e odores provenientes da produção de alimentos, da avicultura, onde também evitam a propagação de doenças entre as aves. 

Além do mais, ele também ajuda a regular as emanações gasosas em indústrias químicas e automotiva.

Como você pôde ver, exaustores industriais proporcionam benefícios ambientais valiosos quando utilizados adequadamente.

Eles criam uma atmosfera saudável removendo poluentes, fumaça, reduzindo odores ofensivos, diminuindo os níveis de temperatura e umidade. 

Através da renovação do ar, o ambiente de trabalho se torna muito mais agradável, saudável e produtivo.

Escolher o exaustor industrial correto para sua indústria trará todos estes benefícios para você e sua equipe. 

Pensando em instalar um sistema de exaustão em sua fábrica? Entre em contato com a equipe da Climabrisa e faça um orçamento.

 Qual a utilidade de exaustores em grandes indústrias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *