Todo mundo que trabalha em uma indústria sofre uma grande pressão para que a produção continue em ritmo sempre acelerado. Se esse é também o seu caso, você já deve estar acostumado com dias puxados de trabalho, muita cobrança e um ritmo frenético.

Já deve ter percebido também algumas pessoas falando sobre gerenciamento logístico para indústrias, mas você entende bem como isso afeta a sua rotina?

É sobre esse assunto que vamos tratar hoje. Então, se quiser entender um pouco mais, puxe uma cadeira, que já estamos começando!

A logística

Toda empresa é uma máquina gigantesca que opera com várias engrenagens, e todas elas precisam estar muito bem alinhadas e reguladas. Dessa maneira, o pessoal de vendas consegue gerar pedidos que vão ser produzidos e posteriormente entregues para o cliente dentro do prazo acordado.

Se, nesse caminho, por acaso, alguém não conseguir cumprir o seu papel, talvez os produtos não cheguem ao seu destino como deveriam.

Dentro dessa e de todas as outras operações que envolvem uma indústria, temos o transporte, a armazenagem de vários itens e o trânsito deles, bem como as suas respectivas documentações. Assim, o processo de logística vai se construindo.

É importante que você se lembre também que existem fornecedores e outros parceiros que ficam do lado de fora da empresa, mas eles também precisam estar bem ajustados às engrenagens de produção, afinal, dependem de entregar e receber produtos e serviços mediante a documentação correta e adequada.

Todo esse fluxo burocrático e de materiais compõe a logística de uma empresa, e é por isso que o seu funcionamento adequado é tão importante.

O gerenciamento logístico para indústrias

Independentemente de qual seja a sua atividade, o gerenciamento logístico para indústrias, ou a falta dele, com certeza afeta a sua produção.

Se você pensar que todo o processo de produção é uma rotina que conta com muitas variáveis e que é repetida de novo e de novo, vai perceber como que cada detalhe faz a diferença.

É muito comum, a respeito desse assunto, ouvirmos falar de termos como cadeia de suprimentos, fluxo de operações, canais de escoamento e outras coisas do tipo. O fato é que a logística afeta todos os departamentos e também é afetada por cada um deles. Não tem como separar: de um jeito ou de outro, fica todo mundo junto e misturado.

É por isso que muitos gestores acabam sendo tão rigorosos e metódicos. Eles entendem que, se alguma coisa der errado em um ponto, todo o processo pode ser comprometido.

Imagine que um funcionário da expedição de materiais cometa um erro e despache o item errado ainda no início do processo de fabricação e esse erro acabe inviabilizando um lote inteiro que já estava programado para um cliente. Os prejuízos podem ser bem grandes. Assim, não dá para ser negligente com nada.

Benefícios de uma boa logística

Mas tenha calma, porque nem tudo são problemas. Existe também o lado bom da coisa.

Com uma logística bem ajustada, é possível conquistar bons resultados. Se os pedidos estiverem chegando de maneira rápida e bem detalhados, dá para colocar tudo logo na programação de produção, o que evita atrasos lá na hora da entrega.

Tendo documentos de compras de materiais preenchidos de maneira adequada e uma boa ferramenta de envio de informações para o seu fornecedor, é mais provável que seus insumos cheguem para a produção sem atrasos — e, se conseguir fazer uma boa agenda de recebimentos, precisará de um estoque menor para a armazenagem.

Isso significa economia, porque uma área reduzida de armazenagem de materiais demanda menos manutenção, além de o espaço ficar liberado para outras atividades.

Um sistema bem azeitado de logística também vai conseguir evitar desperdícios. Imagine, por exemplo, uma indústria alimentícia que trabalha com leite e outros derivados. Qualquer erro ou demora no processo de produção pode ser responsável por ocasionar a perda de toneladas em laticínios.

Toda economia e ganho de produtividade conseguidos por meio de uma logística responsável e mais profissional levam a empresa a ter mais lucratividade, aumentando o faturamento e reduzindo gastos.

A importância de uma boa gestão

Tanto as vantagens como as desvantagens colhidas pelo gerenciamento logístico na sua indústria são resultado da sua forma de administrar.

Uma gestão mais relaxada vai produzir efeitos ao longo da cadeia de produção, e aí teremos todos aqueles prejuízos, atrasos, desperdícios, desentendimentos, gente nervosa e por aí vai.

Por outro lado, processos controlados e sistemas que funcionam bem garantem que as engrenagens continuem girando da maneira correta. São esses cuidados que podem oferecer melhores margens de negociação, prazos mais ajustados, fluxo de caixa confortável, menos endividamentos e imprevistos e clientes mais satisfeitos. Até o café parece ficar mais gostoso.

É para garantir que o ambiente esteja sempre bom que uma gestão atenta e profissional deve ser buscada. Não adianta fazer corpo mole.

Tudo precisa estar no devido lugar, as pessoas conseguindo desempenhar suas funções com um bom nível de comprometimento e responsabilidade e os fluxos de trabalho desenhados da maneira correta.

Uma boa forma de melhorar a sua logística é procurar identificar quais são e onde estão os seus gargalos. Em que ponto as coisas emperram na sua área? O que deveria ser mudado para que a produção tivesse um ritmo melhor e fosse mais segura?

Pode ser que um sistema mais automatizado faça a diferença. Talvez precise mudar alguém de função, uma forma diferente de transportar materiais ou mesmo rever a ordem da sequência de produção. O fato é que quase sempre é possível ajustar alguma coisa, e qualquer coisa que for melhorada ajuda no resultado final.

Mantenha um olhar atento sobre os resultados que são da sua responsabilidade e cuide para que a sequência das atividades se mantenha estável e com o menor índice de erros possível.

Conseguir bons níveis de produção é mesmo uma tarefa árdua, mas que garante a sobrevivência de todos no mercado.

Sobre este assunto, agora que já demos uma passada geral pelo gerenciamento logístico para indústrias, que tal conferir algumas excelentes dicas de como melhorar seus resultados?

Temos um e-book gratuito a respeito da produtividade na indústria, não deixe de baixar e aprender mais!

Um comentário em “Qual a importância do gerenciamento logístico para indústrias?”

  1. Boa noite, bom dia, depende da hora que forem ler esta mensagem! Tudo bem?
    Li o artigo de vocês sobre logística, mui interessante, bem explicado, é de muita importância para quem trabalha, para quem gerencia, para quem busca conhecimento, para quem estudo o assunto, no meu caso foi útil, pois faço curso de logística! Mui grato!
    Desde já, fico grato pela atenção! Deus abençoe vocês com sucesso!
    Atenciosamente Válter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *