Muitos gestores têm uma ideia errada sobre produtividade no trabalho, pois pensam que deve-se apenas aumentar a produção, sem se importar com o impacto que isso acarretará aos seus funcionários. Porém, o que ocorre é exatamente o contrário: o aumento da produtividade está diretamente ligado à satisfação dos colaboradores, a um bom ambiente de trabalho – que inclui a climatização do local, já que temperaturas acima de 26°C reduzem a produtividade – e a uma gestão que tenha ampla visão de todo o sistema.

Apesar de, para muitos, isso parecer pouco provável, é sabido que as indústrias que investem em seus colaboradores conseguem resultados financeiros melhores e profissionais mais comprometidos. Saiba então como conseguir melhorar a produtividade na indústria com dicas importantes que daremos neste artigo.

São muitos os passos a serem dados para garantir um ambiente de trabalho mais produtivo, mas comece prestando atenção aos pontos a seguir.

Tenha profissionais mais preparados

Aquela história de que treinar os colaboradores é desnecessário já ficou no passado. Hoje sabemos: quanto mais preparados os funcionários estiverem, melhores serão os resultados.

Ensine tudo sobre a atividade a ser executada e, constantemente, pense em maneiras de aprimorar essas técnicas. Muitas vezes, a troca de conhecimento entre os próprios colaboradores pode agregar muito valor.

Invista em um ambiente saudável

O ambiente de trabalho precisa estar organizado e limpo para que as pessoas possam se sentir bem.

Em uma indústria, existem certas regras que visam garantir melhores condições ao ambiente. Preze pela organização, mas faça os colaboradores entenderem que eles também têm responsabilidade sobre isso. Crie alguns processos e obrigatoriedades na limpeza do local.

Além disso, preze pela boa climatização do ambiente, pois, como citado anteriormente, ela influencia na produtividade de forma bem significante.

Pense na qualidade de vida

É muito comum o surgimento de DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) e LER (lesões por esforços repetitivos) devido aos movimentos repetitivos que são feitos, principalmente, em uma linha de produção.

Para evitar a atrofia da musculatura e o seu uso incorreto, adote programas de ginástica laboral e orientação de como realizar atividades físicas. O estímulo ao esporte também ajuda bastante, podendo fazer parcerias com academias ou até mesmo organizar campeonatos entre os funcionários.

Use a tecnologia como aliada

Equipamentos modernos ajudam a evitar que os funcionários realizem trabalhos tão pesados, além de aumentar a produtividade. Sendo assim, esteja sempre atento às novidades que o mercado oferece, que podem contribuir em sua linha de produção e na qualidade de vida dos seus colaboradores.

Invista em salários e benefícios

Se quer trabalhadores empenhados, remunere-os bem e tenha um programa de benefícios atraente. Isso fará com que os funcionários trabalhem com mais empenho devido ao reconhecimento financeiro e se sintam mais motivados.

Tenha gestores, não chefes

Os gestores devem estar preparados para lidar com as situações do dia a dia. Aqueles que estão sempre estressados e só sabem cobrar as metas, acabam transmitindo a mesma sensação para a equipe.

É fundamental que os gestores conheçam todo o processo produtivo para estarem sempre cientes do que acontece e, assim, buscarem formas de melhorar os resultados e modificar a metodologia de trabalho, quando for necessário.

Ao combinar essas ações que mostramos às atuações de gestores bem preparados, será possível aumentar a produtividade no trabalho e trazer melhores resultados para a indústria.

Você quer melhorar ainda mais a produtividade no trabalho? Então baixe nosso e-book Produtividade na indústria: aprenda como melhorar seus resultados, que traz dicas completas e um passo a passo para otimizar o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *