Os exaustores industriais são amplamente utilizados em cozinhas industriais e fábricas como forma de melhorar a qualidade do ar, regular a temperatura e diluir a poluição do ambiente. Porém, nem todo mundo sabe que é preciso estar atento à manutenção de exaustores tanto quanto à de qualquer outro equipamento.

Vários problemas podem surgir se ela não for realizada com certa frequência, por isso separamos algumas informações importantes para você estar por dentro dos benefícios que a manutenção de exaustores pode trazer para a sua indústria.

Quer saber mais? Então confira o post a seguir:

Um exaustor limpo ajuda a preservar o local de trabalho

Para que um exaustor funcione corretamente, é necessário realizar limpezas periódicas. Além de aumentar a vida útil do equipamento, elas evitam incêndios internos, mau cheiro no ambiente, panes nos demais equipamentos, aumento do ruído, além de manter a temperatura do ambiente adequada.

Porém, elas se tornam ainda mais eficientes se forem realizadas preventivamente, isto é, antes que ocorra qualquer tipo de problema ou ameaça de problema.

A manutenção de exaustores evita problemas secundários

Além dos já citados, não conservar o exaustor da maneira correta resulta em desgastes secundários. A saúde dos profissionais, por exemplo, ficará comprometida, considerando que a limpeza do ar não está sendo realizada da maneira adequada,

O calor interno do ambiente também é um fator relevante. Um exaustor que não opera em sua capacidade máxima não consegue realizar corretamente a ventilação do local, dificultando a regulagem da temperatura interna, o que pode se tornar um perigo para seus colaboradores.

Os exaustores são uma das melhores alternativas disponíveis no mercado

Com a tecnologia do mundo atual, outros tipos de equipamentos já foram lançados para tentar substituir e concorrer com os exaustores, como o ar-condicionado e os ventiladores.

O ar-condicionado regula a temperatura e controla a umidade fazendo com que o ambiente fique mais arejado. Porém, o uso desse equipamento também traz algumas complicações: o ambiente fica ressecado, agravando problemas de saúde, e a instalação implica no aumento dos gastos com energia elétrica e na necessidade de se alterar o padrão de luz do local.

Os ventiladores, por outro lado, são mais baratos, consomem menos energia, e conseguem proporcionar um vento fresco a uma quantidade razoável de pessoas. Em contrapartida, eles não são indicados para locais amplos, pois não umidificam, produzindo somente vento, e não são igualmente eficientes diante de temperaturas muito altas.

Outros equipamentos podem auxiliar os exaustores

Os climatizadores são a melhor opção para auxiliar em algumas das funções dos exaustores. Eles consomem 90% menos energia que o ar-condicionado, são de fácil instalação e são silenciosos.

Além disso, mantêm o ar em constante renovação e podem baixar a temperatura ambiente em até 12ºC. Outro ponto positivo é que os climatizadores possuem peças de reposição a um custo mais acessível que o das peças de ar-condicionado, por exemplo.

As informações estão ao seu dispor

Existem empresas com expertise no assunto que podem te ajudar a selecionar o melhor produto para o seu ambiente. Consulte uma se ainda restarem dúvidas quanto à instalação ou manutenção de exaustores.

Além disso, há também alguns estudos comparativos, que podem servir na hora de munir sua indústria com os melhores equipamentos. Afinal, ar limpo, ambiente agradável e segurança são características importantíssimas para uma indústria, certo?

Então não deixe o tempo passar! Invista na manutenção de exaustores e mantenha-se bem informado sobre as diversas formas de assegurar o bem-estar de seus colaboradores.

Agora que você já sabe para quê serve um exaustor, como ele contribui para o bem-estar dos trabalhadores e quais equipamentos podem assisti-lo nessa função, que tal aprender sobre climatizadores evaporativos e descobrir quais são os benefícios da climatização de um ambiente?

2 Comentários em “Por que é fundamental realizar a manutenção de exaustores de maneira preventiva?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *