Fazer um projeto de climatização demanda alguns requisitos para que o resultado seja adequado ao tipo de necessidade do local. Por isso, neste texto, você conhecerá quais são os passos necessários para iniciar seu projeto e deixar o ambiente muito mais agradável.

Identificar as necessidades em um projeto de climatização

Um dos primeiros passos é identificar a necessidade que o usuário possui. Cada tipo de cliente possui diferentes exigências, a depender do tipo de local onde o projeto vai ser realizado.

Ambientes comerciais normalmente necessitam de maior potência de climatização do que ambientes residenciais, por exemplo. Nessa perspectiva, analisar bem a demanda é crucial para que o projeto seja feito corretamente ofereça resultados de acordo com a expectativa do usuário.

Idealizar os equipamentos que serão necessários no projeto de climatização

Após verificar todas as necessidades, é importante pensar nos tipos de equipamentos que serão necessários para entregar o resultado esperado.

Cada ambiente e, principalmente, cada tamanho de ambiente, demanda equipamentos com capacidade diferentes. Além disso, a depender do projeto, é possível fazer combinações de vários tipos de equipamentos de climatização para que o local fique na temperatura adequada.

Esse passo é importante para não haver erro no momento da execução do projeto, pois qualquer necessidade de substituição de equipamentos por ineficiência de potência acarreta prejuízos.

Prejuízos tanto de orçamento, quanto de tempo, já que o ideal é que o resultado seja entregue em perfeitas condições desde o primeiro momento, sem ocorrer ajustes ou reprogramações.

Planejamento da eficiência energética

Esse passo é muito importante e possui relação com o anterior. Cada equipamento de climatização possui uma capacidade de eficiência energética. E isso precisa ser respeitado e analisado antes de começar a execução do projeto de climatização.

Os locais mais amplos, em regra comerciais, muitas vezes são utilizados equipamentos de alta potência. Para conseguir prever a eficiência enérgica e a adequação com a vasão de climatização que o local precisa, é necessário planejamento adequado. O que somente um especialista consegue fazer de forma eficiente.

Obtenção do desenho técnico

Esse passo é feito para que as instalações de climatização sejam desenhadas em conformidade com todos os conhecimentos que o técnico obteve acerca da necessidade do local.

Com esse desenho, o profissional consegue ter a dimensão de todos os objetos do local, com precisão de posição, para que a eficiência do resultado possa ser entregue.

E isso é importante porque tudo contribui para a climatização, é preciso levar em consideração os objetos do ambiente, o número de pessoas, as fontes de calor, saídas de ar e tudo mais.

Resultado final

Dessa forma, com todos esses e alguns outros passos, o projeto de climatização pode ser concluído e apresentado ao cliente para que a próxima etapa seja iniciada, que é a execução do projeto.

Assim, todos os passos são importantes e precisam ser seguidos para que seja possível prever a climatização adequada à expectativa do usuário.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário e entre em contato conosco através de nosso telefone para tirar todas as duas dúvidas!

3 Comentários em “Os passos necessários para iniciar um projeto de climatização”

  1. Ok, perfeita as colocações,
    A climabrisa dispõem de técnicos para essa primeira faze de avaliação e posteriormente orçamento?

  2. Boa tarde recebi seu e-mail. Na verdade já vendi Clima Brisa por quase 2 anos no Piauí. Fui preposto de um representante de vcs. Hoje retornei ao meu Estado. Temos uma empresa constituído ao qual prestamos serviços de manutenção na área de gastronomia. Temos uma penetração fortemente mercado. Acredito no potencial do Estado. Busco parceria para vender. Instalar e dar manutenção nos equipamentos de vcs.

  3. Show de bola!
    Sempre levamos em consideração a altura do ambiente, as barreiras que possam atrapalhar o fluxo da ventilação do climatizador, o posicionamento do local a ser climatizado( se é nascente ou poente), se tem muitos vidros no local e etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *