O que é a climatização evaporativa?

Você sabia que é possível combater altas temperaturas sem gastar muita energia ou prejudicar a saúde? A climatização evaporativa é o sistema ideal para aqueles que estão fugindo do ar-condicionado e dos males causados por essa tecnologia.

Quer entender melhor sobre este assunto, não é mesmo? Acompanhe esse texto para entender os detalhes.

Boa leitura!

Afinal, o que é a climatização evaporativa? Entenda!

De forma geral, a climatização evaporativa consiste no processo de renovação do ar, o sistema captura o ar do ambiente externo e o passa em painel molhado, desta forma, o ar acaba sendo resfriado e umidificado e lançado no espaço interno.

Em outras palavras, a climatização evaporativa é quando o ar quente se contata com a água fria promovendo a evaporação, consequentemente, tornando o ambiente umidificado e resfriado.

É interessante que esse procedimento acaba deixando a temperatura mais baixa, bem úmida e o ar é mais puro, sendo assim, o local fica agradável.

Entenda que a climatização evaporativa é uma grande inovação nesse segmento e se destaca por fornecer maior economia, comparado ao uso dos equipamentos de ar-condicionado.

Além de tudo isso, é um sistema que não apresenta nenhum prejuízo para saúde, já que a umidificação e a renovação são realizadas por meio de um processo bem natural.

Saiba que o processo realizado por esse tipo de climatizador é bem simples, assim como a formação de brisa fresca que é proporcionada pelo mar.

Também é necessário entender que essa tecnologia não demanda grandes intervenções no espaço para realizar a sua instalação.

Ainda que pareça ser uma novidade, a climatização evaporativa não é algo recente, o modelo usado como inspiração foi desenvolvido por egípcios há milhares de anos.

Como funciona a climatização evaporativa?

Compreenda que a climatização evaporativa funciona por meio das leis da termodinâmica e realiza a substituição de calor e de massa.

O equipamento é construído por:

• Espécie de ventilador;

• Reservatório;

• Bomba de água;

• Células de papel especial que conseguem absorver parte da água.

Ao longo do processo, o ar do ambiente externo é puxado pela ação do ventilador, desta forma, passa pelas células de papel, que são molhadas continuamente pela água presente no reservatório, realizando a circulação da bomba de água.

Durante esse momento, o ar externo, que é bem seco e muito quente, irá absorver a umidade, sendo assim, a temperatura será reduzida por esse processo de evaporação da água, logo, o resultado, como já dito previamente, é úmido e frio.

Vantagens da climatização evaporativa

Não há dúvidas de que o espaço que conta com a climatização evaporativa pode fornecer mais conforto e bem-estar para quem frequenta o ambiente, ademais, também é interessante, pois:

• Reduz o cansaço;

• Contribui pelo excelente relacionamento entre as pessoas;

• Aumenta a concentração.

• Diminui os riscos de erros e acidentes.

Esse tipo de climatização ganha destaque, pois, o sistema não precisa de muita manutenção, é fácil de instalar e consome pouca energia.

Também há a vantagem de que o sistema de climatização evaporativa opera de forma saudável, já que não emite gases poluentes, gotículas ou produz névoas.

Gostou da climatização evaporativa? Não há dúvidas de que você também pode aproveitar os benefícios proporcionados por esse equipamento.

Tem dúvidas sobre esse assunto? Entre em contato conosco pelo telefone!

Compartinhe

Post Relacionados

Fale Com A Climabrisa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.