A NR17 é uma norma geral que visa padronizar a prática do trabalho de basicamente todos os trabalhadores no Brasil. 

Essa norma trata da Ergonomia dos funcionários, estabelece parâmetros para aumentar o conforto e melhorar a segurança das tarefas.

Ele também busca proporcionar maior desempenho na execução do trabalho. 

O item 17.5, que trata das condições do ambiente de trabalho, descreve como deve ser a climatização do local.

Quer entender mais sobre esta norma NR 17? No artigo de hoje, vamos abordar um pouco mais sobre esse assunto, trazendo o que a lei NR 17 diz sobre a climatização de ambientes e como as empresas devem se adequar dentro da lei. 

Continue a leitura!

O que a NR17 diz sobre a climatização de ambientes?

É importante saber o que deve ser feito pelas empresas e como tornar o local mais adequado aos funcionários. Para isso as empresas devem se adequar a NR 17. A norma diz o seguinte:

17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

b) índice de temperatura efetiva entre 20°C (vinte) e 23°C (vinte e três graus centígrados);

c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

Como os climatizadores auxiliam na umidade relativa do ar?

Como acabamos de ver no trecho extraído da NR 17, a umidade do ar não deve ficar abaixo dos 40%. Para evitar que isso ocorra, climatizadores devem ser instalados.

Equipamentos de ar-condicionado removem a umidade do ar. Por isso quando a empresa opta pelo uso de climatização evaporativa, ela está aumentando o nível de umidade no ambiente onde o aparelho é instalado. 

A climatização de ambientes também permite renovar o ar, impedindo a proliferação de fungos e bactérias. Dessa forma o local acaba se tornando mais saudável e adequado às normas.

Adequação do índice de temperatura efetiva e velocidade do ar

O índice de temperatura efetiva e velocidade do ar são itens com grandes variações de status.

Por isso, é importante que sejam dimensionados de acordo com o projeto da sala e do ambiente de trabalho. 

É recomendado que, haja uma consulta, juntamente com especialistas em climatização de ambientes, para assegurar o melhor dimensionamento e controle da umidade. Por fim,  seus funcionários se sentem bem durante a realização de suas tarefas.

Quais os benefícios da climatização de ambientes?

Além de se adequar às normas vigentes da NR17, podemos listar outros vários benefícios que você poderá trazer para sua empresa ao implementar a climatização de ambientes:

Energia eficiente

A tecnologia da climatização de ambientes está em constante evolução. Desde sistemas simples a maiores instalações industriais, elas estão se tornando cada vez mais eficientes no consumo de energia. 

Os climatizadores são capazes de esfriar e melhorar a qualidade do ar de forma eficaz.

Ele proporciona uma temperatura constante e confortável, minimizando o consumo de energia, reduzindo os custos e as emissões de carbono.

Ambientes sempre controlados

Esses sistemas se adequam ao ambiente, permitindo que o local esteja sempre equalizado.

Eles não só mantém adequada a temperatura, como também os níveis de umidade e velocidade do ar.

Qualidade do ar

Escritórios bastante ocupados podem ser um terreno fértil para a tosse e constipações.

Isso acontece frequentemente, especialmente em períodos de calor intenso, em que ocorrem mudanças constantes de temperatura no corpo. 

As mudanças repentinas de temperaturas pode fazer com que os funcionários se sintam doentes constantemente.

Ambientes muito quentes do lado de fora e ambientes muito frios e secos do lado de dentro, esse choque é um verdadeiro perigo para a saúde de seus colaboradores. 

Sistemas de climatização de ambientes não são desenvolvidos para alcançar temperaturas extremamente baixas. Essa tecnologia busca o conforto térmico dos ambientes.

Também, diferente do ar-condicionado que circula o mesmo ar dentro do ambiente, os climatizadores fazem a troca do ar, evitando problemas respiratórios.

Operação silenciosa

Esses sistemas modernos são muito tranquilos. Eles podem ser monitorados com frequência e responder ao ambiente, mas você nem nota a ação dos aparelhos. 

Mesmo quando os sistemas estiverem trabalhando muito, com as temperaturas exteriores em altos níveis de calor e baixa umidade, para sua equipe, nada muda.

O que a empresa pode sofrer por não se adequar às normas de climatização de ambientes?

Todo empregador tem a função e o dever de considerar todos os pontos necessários para o bem-estar de seus funcionários, de acordo com a lei. 

Leis foram elaboradas e precisam ser cumpridas sob quaisquer circunstâncias.

Todos os descumprimentos de leis podem acarretar em algum tipo de “penalidade”, que irão depender exclusivamente do ato que for identificado fora da conformidade.

É examinando o item que foi descumprido da lei e, também, a gravidade do ato cometido.

A NR17.1.2 explica da seguinte forma: para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

Existem diversas leis que devem ser cumpliudas, como a NR28 – Fiscalização e Penalidades. Elas diz respeito aos seguintes assuntos:

28.1 Fiscalização

28.2 Embargo ou Interdição

28.3 Penalidades

Em cada um destes intertítulos haverá uma melhor explicação do tema, apresentando as consequências do descumprimento de algumas ações necessárias para o bom andamento dos trabalhos em sua empresa.

Esperamos que vocês tenham gostado do nosso post de hoje e que ele o ajude a responder algumas das principais questões relacionadas ao ambiente de trabalho.

Quer conhecer ainda mais sobre climatização de ambientes? Então não perca tempo e confira outro post sobre Climatização Evaporativa!

NR17 e a climatização de ambientes: Entenda melhor como ficar na lei!


Um comentário em “NR17 e a climatização de ambientes: Entenda melhor como ficar na lei!”

  1. Sem palavras. O que foi dito aqui me ajudou demais, sério, conteúdo gratuito e de qualidade, muito obrigado por todas estas informações, vocês querendo ou não… estão salvando vidas, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *