Se locomover em um local aberto está se tornando cada vez mais desagradável e prejudicial à saúde. Segundo um estudo feito pelo Centro de Estudos Espaciais da Nasa, em Nova York, o ano de 2016 tem tudo para se confirmar como o mais quente de todos os tempos. Isso pode ser comprovado facilmente quando, por algum motivo, se está exposto à temperatura ambiente, em alguns casos chega a ser insuportável.

Oferecer um ambiente agradável e saudável pode ser um diferencial nos negócios, tanto para a atração de novos clientes, como para a melhoria da produtividade de funcionários e alunos. É sobre isso que vamos falar no post de hoje, afinal, essa situação pode provocar inúmeras perdas relacionadas à fadiga humana ou desmotivação do cliente em permanecer em um local quente e desagradável.

Continue a leitura e saiba a importância de fazer a manutenção de climatizadores!

A relação entre clima e produtividade

Diversos estudos realizados comprovaram que temperaturas extremas levam à perda de produtividade. Seja em uma empresa com seus operários, uma escola ou faculdade com seus alunos, um supermercado com seus clientes, igrejas com seus fiéis, casos essas pessoas não estejam em uma temperatura agradável sua eficiência diminui, a concentração é menor, ocorre um aumento na irritabilidade. Isso pode gerar queda na produção e, indo mais longe, acidentes de trabalho ou perda de clientes.

Tal situação trouxe um problema muito sério para empresas, escolas e locais com grande aglomeração de pessoas: como manter um ambiente agradável e saudável para que todos realizem suas atividades sem serem incomodados ou prejudicados pelo calor intenso? Com isso, surgiram diversas soluções, vamos tratar de algumas agora.

O funcionamento dos climatizadores

Ar-condicionado

O ar-condicionado é muito utilizado por empresas e comércios para realizar o resfriamento do ambiente, porém, apresenta uma série de desvantagens que devem ser levadas em consideração na escolha do método de resfriamento para o seu negócio

  • Elevado consumo de energia elétrica;
  • Necessidade de instalação e manutenção complexas;
  • Retira a umidade do ar por meio da condensação, tornando o ar seco e desagradável;
  • Não renova o ar ambiente e contribui para a emissão de gases poluentes;
  • Necessita de ambiente fechado, o que pode afastar potenciais clientes.

Climatizador-evaporativo

O climatizador evaporativo resfria o ambiente utilizando o processo de evaporação da água a frio. Esse processo tem a capacidade de renovar o ar do ambiente e, ao mesmo tempo, controlar a umidade.

O ar é forçado para dentro através de uma colmeia de celulose molhada, que realiza o resfriamento do ambiente. Entre as diversas vantagens deste equipamento, podemos destacar algumas

  • Pode consumir até 90% menos energia elétrica se comparado ao ar-condicionado;
  • Custo inferior ao do ar-condicionado;
  • Umidifica o ar em climas secos;
  • Renova o ar várias vezes por minuto;
  • Resfria o ambiente sem a necessidade de fechar portas, o que facilita o recebimento de novos clientes e não prejudica a saúde de ninguém.

O climatizador cumpre a sua tarefa de melhorar o ambiente e não provoca nenhum tipo de dano ao meio ambiente, já que sua operação não envolve nenhum tipo de produto que agrida a natureza e, quando pensamos em grande escala, os danos que o ar-condicionado causa podem ser evitados com a substituição deles por climatizadores-evaporadores, que usam técnicas simples para funcionar.

Exaustor

Pode ser utilizado em harmonia com o climatizador para manter o ar do ambiente sempre renovado e fresco. Seu funcionamento é simples: ele retira ar quente do ambiente, tornando-o mais agradável. É ideal para locais com cheiros fortes, como industriais, ou que usem tintas em seu processo, já que ajuda a remover odores.

A importância da manutenção

Como estamos tratando de climatizadores, vamos explicar melhor como funciona a sua manutenção. Ela é importante por dois motivos principais: evitar paradas e danos ao sistema, mantendo o equipamento em funcionamento. A caixa externa também deve ser limpa periodicamente com pano úmido.

O filtro de água existente na colmeia do produto deve ser limpo uma vez por mês, com água morna e detergente neutro para se livrar de poeira, sujeira e mofo. A caixa externa também deve ser limpa periodicamente com pano úmido.

Preventiva

Essa manutenção trata de agir antes do defeito. O primeiro passo para ter um equipamento sempre operante é ler todas as instruções do manual e conhecer o produto. Depois disso, deve-se partir para a manutenção preventiva, que deve ser feita de 3 em 3 meses para garantir a eficiência do climatizador. Essa manutenção trata da limpeza do equipamento, com a drenagem da água, limpeza de filtros e lavagem feita com detergente neutro e água.

Essa forma de manutenção pode gerar uma redução de custos, já que evita problemas que seriam causados pelo mau funcionamento do equipamento sujo.

Corretiva

Essa manutenção trata de reagir a algum defeito que o produto possa vir a ter, ressaltamos que todas as peças são duráveis e tal manutenção não é necessária com frequência.

Normalmente, nessa manutenção, a colmeia do climatizador pode ter tido alguma avaria, o que diminui a sua eficiência. É uma parte muito importante do produto e deve ser checada com frequência para constatar que está tudo em ordem.

Outros tipos de problemas podem acontecer com este aparelho, por isso, é muito importante adquirir o produto de uma empresa que seja brasileira, com assistência técnica e peças disponíveis com facilidade, como a Clima Brisa.

Todas as informações e explicações apresentadas buscaram mostrar e esclarecer como e porque o climatizador-evaporador pode ser a solução para a sua empresa, um produto que alia eficiência, eficácia, economia, durabilidade e bem-estar nos ambientes em que se faz presente.

A Clima Brisa fabrica e distribui três produtos: ventiladores, exaustores e climatizadores-evaporativos. Possui fábricas no Brasil, assistência técnica e facilidade para reposição de peças. Outro diferencial é o fato de a carcaça de seus produtos ser de fibra de vidro, enquanto de outras empresas é simplesmente plástico. A solução para o resfriamento do seu ambiente você encontra com a Clima Brisa.

E então, gostou do nosso post? Entendeu a importância da manutenção de climatizadores? Assine nossa newsletter e não perca nada que publicamos por aqui.

Um comentário em “Manutenção de climatizadores: entenda a sua importância e saiba quando fazer”

  1. Boa noite, gostaria de saber porque o climatizador M60 esta molhando todo a colmeia, e depois fica vazando agua

    1. Olá, Juarez Hara, tudo bom?

      Primeiramente obrigado por acompanhar nosso blog

      Vou responder a sua dúvida por partes, ok?
      1 – do modelo m60, não consegui localizar que modelo é esse, se é um climatizador portátil ou de parede;
      2 – A colmeia precisa estar molhada para fazer a parte da climatização, isso é normal;
      3 – ao vazamento, como pode ter vários fatores estarei entrando em contato pra poder te ajudar

      Obrigado e tenha um ótimo dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *