Entre os grandes desafios da carreira de gestor está o de realizar uma liderança positiva, preocupada com os resultados, os processos e, principalmente, com as pessoas. Ser um líder respeitado e admirado é o sonho de muitos gestores, porém, para alcançar esse patamar de excelência profissional é preciso tomar os devidos cuidados com aspectos como a gestão de equipes.

Ela é responsável pela construção de um ambiente de trabalho harmônico e produtivo, no qual impera o respeito e a transparência. Se você acha que é preciso melhorar a gestão da sua equipe, confira agora os 4 segredos para uma liderança eficaz!

1. Conhecimento sobre a sua equipe

Não é possível liderar de maneira eficiente se o gestor não conhece seus colaboradores. Não se trata de saber qual sua comida preferida, seu time do coração ou sua banda favorita. Estamos falando de saber avaliar a personalidade e o estilo de cada um deles: alguns podem ser mais retraídos e introspectivos, enquanto outros mais falantes, por exemplo.

Mas não estamos falando apenas de comunicação. É preciso também estar atento a pontos como capacidade de distração, resiliência, teimosia, humor e capacidade de opinar. E então, a partir desse conhecimento, é importante traçar estratégias de comunicação que sejam eficientes.

Por exemplo, é muito difícil motivar um colaborador participativo e cheio de ideias quando há na empresa uma estrutura hierárquica verticalizada, em que não haja espaços para sugestões e todas as ordens sejam delegadas por uma diretoria alheia ao trabalho do setor.

2. Feedback

Essa palavra assombra muitos gestores e colaboradores, pois ela é frequentemente ― e erroneamente ― associada à bronca. O feedback é algo constante, que ajuda a direcionar o trabalho dos membros de uma equipe por meio das dicas do gestor.

Nesse momento, o gestor pode conhecer melhor cada um dos profissionais e manter um diálogo aberto com eles. Muitas pessoas que foram demitidas reclamam que nunca receberam um feedback pelo seu trabalho. Isso é muito ruim, pois o trabalhador passa a acreditar que seus esforços não trazem nenhum tipo de valia para a empresa.

Mantenha sempre a porta aberta e seja claro, objetivo e respeitoso no momento de corrigir e avaliar o desempenho de cada um.

3. Presença e respeito

Os itens citados acima ajudam a alavancar o relacionamento entre a chefia e os colaboradores. E essa melhoria na comunicação e nas relações traz consigo o respeito mútuo e a qualidade de vida no trabalho. É preciso levar em consideração competências e personalidades, pois somente assim o líder também será respeitado.

Para obter ainda mais sucesso na melhoria do ambiente interno é importante estar presente, fazer com que os outros sintam que não há uma distância entre líder e liderados, que o cargo fica em segundo plano quando o assunto é a capacidade de interação e presença no ambiente de trabalho.

Ninguém gosta de trabalhar até de noite e ver seu chefe indo embora no meio da tarde, por exemplo. Então é importante que o líder seja presença constante no ambiente, trabalhando junto com os demais e estimulando-os.

4. Distribuição das informações

Em épocas de muitos desligamentos e mudanças de cargos por conta da crise econômica que assola o Brasil, o clima de medo imperou em muitos setores, principalmente devido ao fato de que alguns gestores concentram as informações institucionais e não informam seus funcionários sobre possíveis reajustes.

A melhor postura a ser tomada nesse cenário é tranquilizar os colaboradores e “defendê-los”, tentando conciliar com os superiores a necessidade de reduções.

Essas são algumas dicas valiosas para auxiliar na gestão de sua equipe. Lembre-se de que o alicerce de um bom clima organizacional é sustentado por respeito, comunicação e transparência. Esses três princípios, se bem aplicados, são diferenciais importantes na construção de equipes sólidas e com sentimento de trabalho coletivo.

Você conhece mais algum fator importante para a gestão de equipes ou quer compartilhar alguma experiência sobre o assunto? Então deixe sua opinião nos comentários!

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