No ambiente corporativo, a climatização está diretamente ligada à produtividade no trabalho. Além do mais, essa também é uma questão de saúde ocupacional.

Manter ambientes de trabalho com clima inadequado pode causar diversos problemas para a saúde da equipe e levar a faltas constantes ao trabalho.

Toda a empresa deve fazer o possível para preservar a saúde do profissional atuante.

O ideal, é conseguir equilibrar a temperatura com outras condições de trabalho adequadas como; limpeza, mobiliário ergonômico e instruções sobre melhor postura.

Dessa forma, os fatores de perigo para a saúde são reduzidos consideravelmente.

Independente de como seja o seu ambiente de trabalho, ele precisa ter condições de temperatura adequadas.

Seja em um escritório de contabilidade ou em um grande galpão industrial, ter um sistema de climatização adequado é essencial para manter a produtividade da equipe.

Um ambiente climatizado traz um conforto ocupacional que faz com que o empregado não precise perder o foco no seu trabalho.

Ele se mantém ocupado com a sua atividade, sem comprometer a sua produtividade nem sua saúde.

Vamos falar mais sobre o assunto? 

Confira outras situações em que o clima interfere na produtividade de sua equipe; 

A temperatura adequada está relacionada à segurança

Quando falamos em segurança no ambiente corporativo, a climatização tem um papel muito importante.

Um sistema de ar-condicionado adequado, que substitui os antigos sistemas de ventilação, faz com que a equipe trabalhe de forma mais protegida.

A segurança ocupacional vai além das questões relacionadas à saúde do ambiente de trabalho.

Ela está ligada também a garantir um espaço laborativo mais apropriado às atividades profissionais.

Dessa forma cria-se  um clima organizacional mais harmonioso e um espaço mais agradável.

A adequação às condições da cidade

Estando em um país tropical é difícil pensar em um espaço de trabalho que seja naturalmente frio.

No Brasil, especialmente em determinadas regiões, um sistema de refrigeração ou climatização é fundamental para garantir a produtividade da equipe. 

Essa realidade é muito diferente da que ocorre nos Estados Unidos, por exemplo.

Uma pesquisa feita pelo CareerBuilder mostrou que lá a temperatura do ambiente de trabalho provoca desavenças constantes.

O estudo mostrou que 1 em cada 5 profissionais já discutiu com um colega de trabalho sobre o escritório estar muito quente ou muito frio.

Além disso, cerca de 18% dos profissionais ouvidos disseram já ter mudado a temperatura durante o inverno enquanto ninguém estava vendo.

Logo, sempre haverá divergências quanto à temperatura no ambiente de trabalho.

Embora não soframos com os problemas do frio intenso no Brasil, o problema aqui é justamente o contrário: o calor escaldante.

Em alguns casos, o clima muito seco ou extremamente úmido. 

Essas características deixam os profissionais frequentemente insatisfeitos. Por isso, empresas precisam ter os processos de climatização como uma prioridade em seus ambientes. 

Pensar em ter um sistema de climatização eficiente vai contribuir não só para a saúde e bom humor e bem-estar dos funcionários, mas também para o aumento de produtividade.

A importância de driblar as oscilações climáticas

Em muitas empresas, os profissionais não reclamam apenas de um clima muito frio ou muito quente, mas das constantes mudanças de temperatura. 

As mudanças bruscas de temperatura que acontecem com alguma frequência, fazem com que os profissionais sofram com problemas de saúde mais frequentemente.

São resfriados, gripes e até crises alérgicas que pioram com as mudanças de temperatura. Isso acaba resultando em faltas frequentes, além de reduzirem a produtividade.

A vantagem de se ter um sistema de climatização na empresa é saber que essas mudanças externas não afetarão o ambiente interno da organização. 

Por mais que lá fora esteja quente e úmido ou frio e seco, haverá uma temperatura padrão que deverá ser respeitada por todos.

Essa temperatura levará em conta aspectos ocupacionais e também a preferência dos grupos que trabalham no ambiente.

Quando a empresa opta por ter um sistema de climatização, também há uma garantia de que toda a manutenção do sistema será feita de acordo com as normas e leis vigentes. 

O benefício para todos é que as questões de saúde, segurança e limpeza garantem o bem-estar de todos seja garantido.

A evolução dos sistemas

Se fizermos um paralelo com as condições de trabalho do início do século XX, os profissionais ficarão surpresos com tantos avanços dos sistemas de climatização.

Pense nas antigas fábricas de tecido, quando os funcionários ficavam cerca de 12 horas expostos a condições adversas de clima e trabalho.

Atualmente, com o avanço da legislação trabalhista e também das tecnologias, as empresas conseguem oferecer aos seus funcionários um sistema seguro de climatização e melhores condições de trabalho. 

O bem-estar do colaborador está em primeiro lugar. Contudo, o aumento de produtividade e a melhoria da qualidade do trabalho também são visíveis.

Você consegue imaginar uma empresa trabalhando sem um sistema de refrigeração eficiente? Certamente que não.

Mas pense um pouco mais sobre como você e seus colaboradores se comportam em dias muito quentes ou muito frios, onde não existe conforto térmico. É muito difícil e pouco produtivo para qualquer equipe.

Proporcionar um ambiente com clima adequado para os funcionários é de suma importância para a harmonia e a produtividade no trabalho. 

Entenda como o clima impacta a produtividade no trabalho?

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