O verão está chegando e você provavelmente já começou a pensar no que fazer para não sofrer com as altas temperaturas. Seja em casa ou no trabalho, uma temperatura agradável é fundamental para a harmonia do ambiente.

Com certeza você conhece e talvez saiba como funciona um ventilador, mas as alternativas para se refrescar não param por aí. De um simples ventilador a sofisticados sistemas de refrigeração, existe uma opção que cabe em cada espaço e bolso.

O ventilador muitas vezes é usado em combinação com outro velho conhecido de todos nós, o exaustor. Vamos analisar como funciona um ventilador e um exaustor e saber qual opção é mais adequada para cada caso.

Como funciona um ventilador

Ao se movimentarem, as pás do ventilador deslocam o ar e criam uma corrente de vento. Esta corrente em contato com a pele gera uma troca de calor que promove a sensação de refrescamento. O ventilador faz com que o ar evapore o suor da sua pele, e esta é a principal maneira de eliminar calor do corpo. Estima-se que os ventiladores podem reduzir a sensação térmica do ambiente em até 3 graus.

Os ventiladores promovem uma corrente de ar direta, ou seja, o vento criado por ele pode ser sentido pelas pessoas que estão no ambiente. Além disso, é preciso ter atenção para alguns detalhes na hora da escolha, como o tipo e consumo do motor, quantidade de pás e altura ideal de instalação, para garantir o melhor desempenho possível.

Como funciona um exaustor

O exaustor é capaz de promover a substituição do ar quente pelo ar frio. O ar quente é mais leve e, portanto, se concentra na região superior do ambiente. O que o exaustor faz é deslocar esse ar quente para fora do ambiente, seja por meio de coifas ou das próprias janelas. É claro que a eficácia do exaustor vai depender também da temperatura externa, pois ele troca o ar que está dentro do cômodo pelo ar que está do lado de fora.

Além de ajudarem no controle da temperatura, os exaustores podem ser combinados com outros itens, como os filtros, para melhorar a qualidade do ar. O tipo, tamanho e preço dos exaustores também variam conforme a aplicação. Em aplicações industriais, os exaustores podem ser uma peça fundamental para o bem-estar e a segurança dos empregados.

As vantagens do ventilador

Os ventiladores podem ser encontrados em vários tipos (mesa, teto, parede, chão), tamanhos e materiais. Por terem baixo custo, são amplamente comercializados e empregados. E estas são exatamente as grandes vantagens do ventilador: a variedade de modelos, o baixo custo e o baixo consumo.

É preciso ter em mente que o ventilador não é capaz de umidificar o ambiente, ele apenas produz vento. Assim, ele ameniza o calor, mas não diminui a temperatura do ambiente. Em ambientes com presença de poeira ou gases, o ventilador pode ser prejudicial à saúde.

As vantagens do exaustor

Os exaustores também podem ser aplicados em diversos tipos de ambiente. Enquanto o ventilador promove uma corrente de ar concentrada, o exaustor distribui o ar pelo ambiente de maneira uniforme. Com o exaustor, o vento não é sentido diretamente pelas pessoas e não provoca nenhum incômodo. O exaustor é bem versátil e pode ser aplicado em indústrias, não apenas para resfriamento, mas também para controle da qualidade do ar e eliminação de impurezas.

Quando e onde usar

Os ventiladores são indicados para ambientes domésticos e pequenos escritórios. Em quartos, salas e ambientes médios, os ventiladores de teto são a melhor opção. Em ambientes pequenos, um ventilador de parede deve funcionar melhor. Em locais muito grandes, use uma combinação deles. Os ventiladores não são indicados para cozinha; neste caso, prefira um exaustor combinado com uma coifa ou depurador de ar.

Os exaustores podem ser usados em todos os ambientes onde o ventilador também é indicado. A maioria dos ventiladores de teto contempla também a função de exaustão. Além disto, o exaustor pode ser aplicado em ambientes industriais onde existem poeiras, gases ou partículas. Estão disponíveis no mercado diversas soluções de exaustão pensadas para cada tipo de indústria. É possível controlar e eliminar odores e gases com um sistema de exaustão.

Na hora de escolher e instalar

Quando for adquirir um ventilador ou um exaustor, fique atento a alguns detalhes para garantir a melhor compra:

  • Design: procure um modelo que combine com a decoração e com o estilo do ambiente onde ele vai ser instalado.
  • Tamanho e altura do local: confira as recomendações do fabricante sobre a altura ideal de instalação e verifique se é apropriada ao local onde pretende utilizar.
  • Durabilidade: o equipamento vai ser exposto à chuva ou sujeira? Pense no material adequado para ter o equipamento funcionando por mais tempo.
  • Instalação: colocar o aparelho para funcionar pode significar fazer uma pequena reforma, mas com mão de obra qualificada o trabalho pode ser mínimo.

Outras opções de climatização

Para comércios e indústrias, nem sempre um sistema de exaustão é suficiente. Para um controle total da temperatura e garantia de conforto térmico, vale a pena investir em uma solução mais elaborada.

O ar-condicionado pode ser usado quando instalado em pequenos escritórios e salas que possam ser mantidas fechadas. No entanto, utilizando o aparelho o ar fica confinado e não se renova. Um climatizador soluciona esse problema porque com ele o ar é constantemente trocado.

Em longo prazo, o climatizador também é uma solução mais econômica, pois seu consumo de energia é bem mais baixo que o consumo do ar-condicionado.

Por que é importante pensar na temperatura

Tanto o calor quanto o frio em excesso provocam indisposição e diminuem a capacidade de concentração das pessoas. No ambiente de trabalho, uma temperatura desagradável afeta diretamente a produtividade dos funcionários e da empresa. Por esse motivo, cada vez mais os profissionais de recursos humanos e segurança estão atentos à temperatura do ambiente de trabalho.

Por exemplo, imagine que você esteja andando pela rua em um dia muito quente quando passa em frente a uma loja e sente um ar fresco vindo de lá. Não dá vontade de ficar por ali? Pois é, em lojas e outros estabelecimentos comerciais um sistema de climatização pode ajudar a impulsionar as vendas.

Agora que você já sabe como funciona um ventilador e um exaustor e aprendeu sobre a importância da climatização, que tal ficar ligado para aprender ainda mais? Assine a newsletter para receber atualizações do nosso blog.

5 Comentários em “Entenda como funciona um ventilador e um exaustor”

  1. Excelente conteúdo! Gostaria também de te convidar a visitar também meu Blog, tem muita dica bacana lá, acredito que irá gostar muito. Sucesso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *