Os atacarejos estão crescendo muito o Brasil e se tornando um modelo de negócios bem-sucedido. Assim, as empresas de climatização têm desenvolvido forma de atender a esses espaços de uma maneira que supre as suas necessidades e deixa o ambiente mais agradável para os clientes.

É possível afirmar que uma das grandes tendências atualmente é o uso do splitão para fazer a climatização do ambiente. Entretanto, tudo depende da estrutura do negócio e do seu porte, de forma que existem várias opções que se adequam às necessidades de cada atacarejo.

Assim, considerando as normas de filtragem, bem como a renovação de ar e adequação dos equipamentos, as dicas a seguir podem te ajudar a decidir qual é a melhor opção de climatização para o seu atacarejo.

Centrais de água gelada

Essas centrais são utilizadas normalmente em espaços cujas obras são mais antigas e, portanto, não existe a possibilidade de fazer uso de um sistema de climatização com expansão direta.

Nesse sentido, atacarejos nos quais a distância não permita esse tipo de modificação, a central de água gelada se mostra uma alternativa interessante para climatizar o ambiente.

Splitão ou rooftop

Esses equipamentos têm sido os mais utilizados atualmente. Eles são altamente adaptados e podem se adequar perfeitamente às lojas de médio porte. Além disso, um dos motivos para o seu sucesso está ligado ao custo de aquisição, que é significativamente mais baixo.

Sistemas tipo VRF

Os sistemas de VRF são adequados para atacarejos de todos os portes. Mas, eles possuem custos operacionais que devem ser observados com atenção pelos empresários antes que uma decisão final seja tomada.

Além disso, vale observar que são equipamentos bastante flexíveis em termos de capacidade e uma das melhores opções de evaporadoras disponíveis atualmente no mercado.

Multi Split

Primeiramente, vale a pena mencionar que embora o multi split ainda seja um sistema usado, ele não é um dos mais recomendados para espaços como atacarejos. Isso acontece em razão da sua baixa capacidade de filtragem, bem como de renovação do ar.

Entretanto, esse modelo acaba sendo usado por espaços menores, como mercados de bairro.

Climatizadores Evaporativos ou Climatizadores Industriais

Estes sistemas são os mais econômicos em termos de aquisição, instalação e consumo elétrico mensal. Com economia de até 90% em comparação com outros sistemas mais tradicionais.

Eles têm sido os mais utilizados recentemente por possibilitar a climatização de grandes ambientes mesmo com as portas abertas, fazendo a renovação constante do ar, além de ventilar, oxigenar e manter a umidade relativa ideal do ar dentro do supermercado.

Os climatizadores evaportativos são uma novidade neste segmento e se tornaram a principal escolha dos gestores de atacaremos nos últimos anos pela sua eficiência, economia, simplicidade de instalação e manutenção, sustentabilidade e durabilidade.

Dica para a climatização de atacarejos

Vale ressaltar que os equipamentos no estilo rooftop não estão sendo muito utilizados em atacarejos nos dias de hoje, visto que não é interessante colocar cargas na cobertura dos empreendimentos, algo que pode gerar acidentes futuros.

Caso você tenha se interessado e queira saber mais a respeito dos climatizadores disponíveis para atender ao espaço de um atacarejo, entre em contato com a nossa empresa pelo telefone para tirar as suas dúvidas ou deixe um comentário perguntando o que você deseja saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *