Ter um supermercado pode ser um excelente negócio. A demanda pelos produtos vendidos nesse tipo de estabelecimento é sempre alta. No entanto, por causa da grande concorrência neste setor, é preciso ter um pensamento estratégico para atrair os clientes e consequentemente vender mais. Veja as dicas que preparamos para você alavancar os seus negócios.
Diversidade de produtos e boa circulação no estoque
Um bom supermercado é aquele que trabalha com uma variedade grande de produtos para oferecer boas opções aos consumidores. Claro que tudo vai depender do perfil e possibilidade de compra dos clientes. No entanto, oferecer marcas diferenciadas e produtos variados é uma boa estratégia em qualquer situação.
Além disso, um dos principais segredos para vender bem está relacionado ao estoque. Para vender mais, o supermercado deve fazer seus produtos circularem ao máximo. Isso pode ser possível por meio de promoções e ofertas.
Para possibilitar os descontos, o dono do estabelecimento deve firmar acordos rentáveis com os fornecedores para adquirir as mercadorias em valores compatíveis com as vendas e com as promoções. Outra possibilidade é observar os produtos que estão próximos ao vencimento e reduzir seus preços.
Outras dicas importantes para seu supermercado vender mais
Além de oferecer produtos variados e fazer com que eles saiam o mais rápido possível do estoque, outras atitudes são fundamentais para atrair mais clientes e consequentemente aumentar as vendas.
Qualidade no atendimento
Faça de tudo para que o cliente tenha uma experiência agradável dentro do supermercado. Para isso, ter uma equipe prestativa faz toda a diferença em qualquer tipo de negócio. Realize treinamentos e formações para manter a equipe sempre atenta às necessidades do cliente.
Outro elemento que atrai os consumidores é ter uma quantidade razoável de caixas disponíveis, especialmente nos horários de pico. Fique atento também para a organização dos produtos nas prateleiras, que devem sempre ter o preço fixado e atualizado.
Não deixe faltar produtos
Não tem nada mais frustrante para o consumidor do que sair do mercado sem ter encontrado um ou mais itens que precisava. Por isso, é importante estar atendo aos produtos que mais saem e que necessitam de uma reposição mais rápida. Lembre-se que o objetivo principal dele no supermercado é encontrar os produtos que precisa comprar.
Tenha um ambiente climatizado
Um supermercado convidativo aos clientes é aquele que faz com que ele se sinta em casa. Não importa se lá fora está muito calor, frio ou chuvoso, o estabelecimento deve manter sempre uma temperatura agradável. Para isso, uma boa ideia é investir em um climatizador evaporativos.
Os modelos de climatização evaporativa permitem que o supermercado mantenha sempre uma temperatura agradável e reduzem muito o consumo de energia elétrica. Por meio de um processo de resfriamento do ar que vem do ambiente externo é possível renovar o oxigênio interno e aumentar a umidificação natural do ambiente.
Inclusivo o modelo de climatização evaporativo vem sendo adotado em vários supermercados do Brasil conforme apontam essas obras de supermercados climatizados.
Invista na comunicação visual e digital
Um diferencial competitivo para os supermercados é ter uma boa presença nas redes de comunicação digital. Invista em um conteúdo interessante para ser compartilhado pelas principais mídias sociais. Lembre-se que o público não quer receber só propaganda, mas sim matérias e dicas interessantes sobre assuntos de relevância.
Você pode também utilizar as redes para divulgar promoções, sorteios e qualquer tipo de benefício aos clientes. Outra boa opção é utilizar as ferramentas de SEO para que o seu negócio apareça mais nas páginas de busca.
Além da comunicação digital é imprescindível um bom investimento na fachada para garantir a boa aparência do seu negócio. Invista em uma boa pintura e escolha um layout que tenha a ver com o estilo da sua marca. Já do lado de dentro, os bons e velhos cartazes são ferramentas muito úteis para divulgar as ofertas, os menores preços e outras informações relevantes.
Tenha serviços adicionais
Uma ótima forma de atrair clientes e consequentemente vender mais é oferecer serviços que complementem as compras. Um exemplo é a entrega em domicílio. Para as pessoas que não possuem carro com certeza é um grande diferencial. Outro serviço importante é o do empacotador. Assim, o cliente não precisa se preocupar em embalar as compras e certamente ficará satisfeito.
Investir em pequenos comércios como cafeterias ou padarias também é uma ótima forma de fazer com que o cliente se sinta mais à vontade no seu supermercado. Além disso, serviços como estacionamento e banheiro também costumam agradar aos consumidores.
Outros elementos simples e úteis são os armarinhos com chave para que o cliente possa guardar bolsas e sacolas durante o período das compras.
Escute mais os clientes
Tente estabelecer um canal de comunicação com os clientes. Essa é uma ótima forma de atendê-los melhor e também conhecê-los para produzir um marketing voltado de acordo com seu perfil e interesses.
Uma dica simples é manter um bloquinho de sugestões e críticas no balcão. Você pode também deixar um bloco para o cliente anotar os produtos que procurou e não encontrou no supermercado. Além disso, esteja atendo para as interações dos clientes em todas as suas redes de comunicação.
Acompanhe as principais novidades no mercado
Uma ótima dica para não se perder no meio das mudanças que ocorrem no setor e ficar por dentro de pesquisas e dados econômicos do segmento é participar de feiras e eventos voltados para os empresários do ramo de supermercados. A ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, é uma importante instituição que reúne as informações voltadas para este público. Por isso, acompanhe fique atento às novidades divulgadas pela associação.
Não se esqueça de manter sempre o estabelecimento limpo e organizado, com espaço suficiente entre os corredores para que os clientes possam se movimentar com tranquilidade.
Outra característica importante é manter uma boa iluminação interna. Um ambiente bem iluminado ajuda a dar uma sensação de bem-estar aos clientes e torna o ambiente mais acolhedor.
Seguir as dicas acima é uma boa forma de fazer com que o seu negócio tenha um diferencial competitivo no mercado. Nem sempre é preciso de grandes investimentos e gastos para criar um ambiente atraente para os clientes. Basta ouvi-los com atenção e ficar atento às suas necessidades, suas reclamações e sugestões.
Se você tem interesse em conhecer produtos voltados para manter a climatização perfeita no seu supermercado não deixe de visitar o nosso site: https://www.climabrisa.com.br/
Um comentário em “Dicas de ouro para seu supermercado vender mais”
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