Ter um supermercado pode ser um excelente negócio. A demanda pelos produtos vendidos nesse tipo de estabelecimento é sempre alta. No entanto, por causa da grande concorrência neste setor, é preciso ter um pensamento estratégico para atrair os clientes e consequentemente vender mais. Veja as dicas que preparamos para você alavancar os seus negócios.

Diversidade de produtos e boa circulação no estoque

Um bom supermercado é aquele que trabalha com uma variedade grande de produtos para oferecer boas opções aos consumidores. Claro que tudo vai depender do perfil e possibilidade de compra dos clientes. No entanto, oferecer marcas diferenciadas e produtos variados é uma boa estratégia em qualquer situação.

Além disso, um dos principais segredos para vender bem está relacionado ao estoque. Para vender mais, o supermercado deve fazer seus produtos circularem ao máximo. Isso pode ser possível por meio de promoções e ofertas.

Para possibilitar os descontos, o dono do estabelecimento deve firmar acordos rentáveis com os fornecedores para adquirir as mercadorias em valores compatíveis com as vendas e com as promoções. Outra possibilidade é observar os produtos que estão próximos ao vencimento e reduzir seus preços.

Outras dicas importantes para seu supermercado vender mais

Além de oferecer produtos variados e fazer com que eles saiam o mais rápido possível do estoque, outras atitudes são fundamentais para atrair mais clientes e consequentemente aumentar as vendas.

  • Qualidade no atendimento

Faça de tudo para que o cliente tenha uma experiência agradável dentro do supermercado. Para isso, ter uma equipe prestativa faz toda a diferença em qualquer tipo de negócio. Realize treinamentos e formações para manter a equipe sempre atenta às necessidades do cliente.

Outro elemento que atrai os consumidores é ter uma quantidade razoável de caixas disponíveis, especialmente nos horários de pico. Fique atento também para a organização dos produtos nas prateleiras, que devem sempre ter o preço fixado e atualizado.

  • Não deixe faltar produtos

Não tem nada mais frustrante para o consumidor do que sair do mercado sem ter encontrado um ou mais itens que precisava. Por isso, é importante estar atendo aos produtos que mais saem e que necessitam de uma reposição mais rápida. Lembre-se que o objetivo principal dele no supermercado é encontrar os produtos que precisa comprar.

  • Tenha um ambiente climatizado

Um supermercado convidativo aos clientes é aquele que faz com que ele se sinta em casa. Não importa se lá fora está muito calor, frio ou chuvoso, o estabelecimento deve manter sempre uma temperatura agradável. Para isso, uma boa ideia é investir em um climatizador evaporativos.

Os modelos de climatização evaporativa permitem que o supermercado mantenha sempre uma temperatura agradável e reduzem muito o consumo de energia elétrica. Por meio de um processo de resfriamento do ar que vem do ambiente externo é possível renovar o oxigênio interno e aumentar a umidificação natural do ambiente.

Inclusivo o modelo de climatização evaporativo vem sendo adotado em vários supermercados do Brasil conforme apontam essas obras de supermercados climatizados.

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  • Invista na comunicação visual e digital

Um diferencial competitivo para os supermercados é ter uma boa presença nas redes de comunicação digital. Invista em um conteúdo interessante para ser compartilhado pelas principais mídias sociais. Lembre-se que o público não quer receber só propaganda, mas sim matérias e dicas interessantes sobre assuntos de relevância.

Você pode também utilizar as redes para divulgar promoções, sorteios e qualquer tipo de benefício aos clientes. Outra boa opção é utilizar as ferramentas de SEO para que o seu negócio apareça mais nas páginas de busca.

Além da comunicação digital é imprescindível um bom investimento na fachada para garantir a boa aparência do seu negócio. Invista em uma boa pintura e escolha um layout que tenha a ver com o estilo da sua marca. Já do lado de dentro, os bons e velhos cartazes são ferramentas muito úteis para divulgar as ofertas, os menores preços e outras informações relevantes.

  • Tenha serviços adicionais

Uma ótima forma de atrair clientes e consequentemente vender mais é oferecer serviços que complementem as compras. Um exemplo é a entrega em domicílio. Para as pessoas que não possuem carro com certeza é um grande diferencial. Outro serviço importante é o do empacotador. Assim, o cliente não precisa se preocupar em embalar as compras e certamente ficará satisfeito.

Investir em pequenos comércios como cafeterias ou padarias também é uma ótima forma de fazer com que o cliente se sinta mais à vontade no seu supermercado. Além disso, serviços como estacionamento e banheiro também costumam agradar aos consumidores.

Outros elementos simples e úteis são os armarinhos com chave para que o cliente possa guardar bolsas e sacolas durante o período das compras.

  • Escute mais os clientes

Tente estabelecer um canal de comunicação com os clientes. Essa é uma ótima forma de atendê-los melhor e também conhecê-los para produzir um marketing voltado de acordo com seu perfil e interesses.

Uma dica simples é manter um bloquinho de sugestões e críticas no balcão. Você pode também deixar um bloco para o cliente anotar os produtos que procurou e não encontrou no supermercado. Além disso, esteja atendo para as interações dos clientes em todas as suas redes de comunicação.

  • Acompanhe as principais novidades no mercado

Uma ótima dica para não se perder no meio das mudanças que ocorrem no setor e ficar por dentro de pesquisas e dados econômicos do segmento é participar de feiras e eventos voltados para os empresários do ramo de supermercados. A ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, é uma importante instituição que reúne as informações voltadas para este público. Por isso, acompanhe fique atento às novidades divulgadas pela associação.

Não se esqueça de manter sempre o estabelecimento limpo e organizado, com espaço suficiente entre os corredores para que os clientes possam se movimentar com tranquilidade.

Outra característica importante é manter uma boa iluminação interna. Um ambiente bem iluminado ajuda a dar uma sensação de bem-estar aos clientes e torna o ambiente mais acolhedor.

Seguir as dicas acima é uma boa forma de fazer com que o seu negócio tenha um diferencial competitivo no mercado. Nem sempre é preciso de grandes investimentos e gastos para criar um ambiente atraente para os clientes. Basta ouvi-los com atenção e ficar atento às suas necessidades, suas reclamações e sugestões.

Se você tem interesse em conhecer produtos voltados para manter a climatização perfeita no seu supermercado não deixe de visitar o nosso site: https://www.climabrisa.com.br/

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