O resfriamento evaporativo é uma alternativa ao ar condicionado comum que tem mostrado diversos benefícios.
Tanto no que diz respeito ao seu funcionamento como às consequências para a saúde e para o meio ambiente, a verdade é que o climatizador é uma opção bastante vantajosa.
O ar condicionado é muito eficiente na climatização e muito necessário em quase todo o Brasil, dado o seu clima tropical, e mesmo nas regiões mais frias que também registram altas temperaturas em épocas bem quentes.
Contudo, esse equipamento traz alguns problemas como o ressecamento do ambiente, que ainda é agravado no inverno, estação naturalmente mais seca.
O resultado disso, são problemas na saúde das pessoas que permanecem no ambiente por mais tempo.
Está pensando em adquirir um equipamento para manter a temperatura de seus ambientes mais confortável?
Entenda porque o climatizador evaporativo é uma ótima opção:
Quais os problemas causados pelo ar condicionado?
O ar frio e seco desse equipamento provoca irritação no nariz e na garganta.
Como o ar condicionado requer ambientes fechados, ele favorece a proliferação de vírus, bactérias, ácaros e fungos, pois limita a circulação do ar.
Além disso, o choque térmico provocado pela mudança brusca de temperatura pode causar coriza, taquicardia, paralisia facial e, em casos mais extremos, até parada cardíaca.
O que são os climatizadores evaporativos?
Climatizadores evaporativos são equipamentos que se utilizam da evaporação da água como mecanismo de controle de temperatura.
Para evaporar, a água precisa absorver calor do ambiente e, por consequência, reduz a temperatura do meio.
O equipamento é formado basicamente por:
- Um ventilador;
- Um reservatório de água;
- Uma bomba;
- Um painel evaporativo, também chamado de colméia, formado por folhas de papel kraft de alta qualidade.
Como funciona o resfriamento evaporativo?
A bomba leva a água do reservatório ao topo do painel (colmeia), fazendo-a escorrer por todo o painel, que fica molhado.
Uma canaleta ajuda na distribuição da água uniformemente pelo painel.
Localizado pouco à frente do painel, o ventilador puxa o ar quente que, ao passar pelo painel, evapora a água e reduz sua temperatura, fazendo com que ele volte resfriado ao ambiente.
Quando a água não evaporada cai de volta no reservatório, ela é novamente evaporada e puxada para a parte superior do painel, continuando o ciclo.
Uma boia, equivalente às usadas em caixas d’água, é útil para manter o nível do reservatório constante.
Qual a temperatura que ele produz?
Ao contrário do ar condicionado comum, com um climatizador evaporativo, a temperatura final não é definida pelo equipamento.
Ela depende, principalmente das condições do ambiente ao redor.
Existe algo chamado saturação do ar, que é a capacidade que o ar tem de absorver vapor de água.
O ar seco tem sua capacidade de saturação mais ampliada, ou seja, ele precisa de mais umidade no ar , presença de vapor de água, para se saturar.
Você já sabe como funciona o climatizador evaporativo, agora imagine que, num ambiente seco, o ar tem maior poder de ceder calor à água, para que ela evapore.
Isso significa que ele volta mais frio ao ambiente, dado sua maior capacidade de saturação.
Assim, em ambientes secos e quentes, com umidade relativa do ar em torno de 30%, uma temperatura de 37ºC pode ser reduzida em 11ºC.
Do contrário, nos ambientes úmidos, o ar já saturado de vapor de água não tem tanto potencial para provocar a evaporação da água do climatizador, e tem uma menor redução de temperatura.
Por isso, nesses ambientes, dependendo da temperatura , a redução fica entre 2,5ºC e 3ºC.
Quais as vantagens do climatizador evaporativo?
O sistema de resfriamento evaporativo possui diversas vantagens, dentre as quais é possível citar:
- Ele não lança gotículas d’água no ambiente, podendo ser usado em quase todos os tipos de ambiente;
- Promove a renovação e limpeza do ar, além de umidificá-lo, o que é um benefício para pessoas que possuem alergias respiratórias e vivem em climas secos;
- Tem baixo consumo e custo de manutenção, chegando a gastar 90% menos energia que um ar-condicionado;
- Contribui para a sustentabilidade pois, além do baixo consumo, o painel evaporativo é reciclável, por ser feito de papel;
- Não necessita de ambientes fechados para funcionar.
Como o controle da temperatura influencia na produtividade?
A climatização, em fazendas de gado leiteiro, aumentou a produção de leite em 9,6%.
O resfriamento de ambiente para as vacas leiteiras faz com que descansem mais, ficando menos estressadas e produzam mais.
Esse exemplo de aumento de produtividade é semelhante ao verificado ao nosso redor.
As pessoas são menos produtivas em ambientes com temperaturas extremas, tanto para o frio quanto para o calor.
Criar um ambiente confortável para os funcionários aumenta a produtividade do trabalho destas pessoas.
O baixo nível de ruído desse sistema também ajuda a diminuir o estresse. Em indústrias, o excesso de calor pode provocar desidratação, câimbras e exaustão.
Em academias, a climatização melhora a respiração dos clientes, pois umidifica o ambiente ao invés de ressecá-lo, como faz o ar-condicionado.
Por não necessitar de ambientes fechados, também evita os choques térmicos, pois não diminui extremamente a temperatura.
Nas lojas, um ambiente climatizado contribui para aumentar as vendas. Numa loja de roupas por exemplo, o cliente se sentirá mais confortável em experimentar várias peças se a temperatura estiver amena, não suando a cada troca.
Outro motivo é que não é preciso manter fechadas as portas de seu estabelecimento, o que é mais convidativo para seu público, evitando deixá-las fechadas devido ao funcionamento do ar condicionado.
Quais os cuidados com a instalação do climatizador evaporativo?
Apesar do sistema de resfriamento evaporativo não ter restrições quanto ao tipo de ambiente, alguns cuidados precisam ser tomados para a instalação e manutenção dos climatizadores.
Um dos erros mais comuns é achar que seu resfriamento funciona como o de um ar condicionado.
Seu principal objetivo é oferecer uma sensação térmica confortável e ar renovado constantemente no ambiente.
Antes de instalar o sistema, você deve contratar um engenheiro especialista em projetos de resfriamento.
Um projeto mal feito ou um equipamento dimensionado incorretamente não atinge os resultados esperados, e isso geralmente faz com que a culpa recaia erroneamente sobre a solução evaporativa.
Um dos pontos mais importantes, talvez o principal, para se pensar no projeto, é que, para o sistema evaporativo funcionar eficientemente, o ambiente deve conter saídas de ar, como janelas, portas ou exaustores e elas devem ser compatíveis com a vazão de entrada.
O ideal é que o climatizador seja embutido na parede, para puxar o ar externo, fazendo-o circular em todo o local e depois sair.
Se o ambiente for totalmente fechado, o único efeito será o aumento da umidade.
O clima úmido atrapalha o funcionamento do sistema evaporativo?
Outro erro é achar que cidades litorâneas, consideradas naturalmente úmidas, não são apropriadas ao uso do sistema evaporativo.
A umidade é um fator determinante para a eficiência do sistema, mas a temperatura também: quanto maior ela for, mais umidade o ar consegue reter, o que faz o sistema funcionar perfeitamente.
Deve-se também prestar atenção no reservatório de água. Caso esteja mal vedado, ele se torna propício à reprodução de mosquitos.
Ao desligar o sistema, é preciso secar o painel com um ventilador. A umidade favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias, que invadem o interior do ambiente.
Ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento do climatizador evaporativo? Contate a equipe da Climabrisa!
Estamos preparados para responder suas perguntas e te ajudar a escolher o melhor climatizador para o seu tipo de ambiente.
