O coronavírus integra uma família viral cuja tipologia provoca doenças respiratórias que podem ser confundidas com uma simples gripe. 

Essa família sofreu mutações e, no início de 2020, sua variação COVID-19, que é bem mais agressiva que a variação descoberta em 1960, alarmou o planeta se tornando uma pandemia. 

A OMS aponta a situação causada pela COVID-19 como uma emergência de saúde pública internacional. Tendo em vista a rapidez com que o vírus se multiplica, uma série de protocolos foram colocados em prática para evitar que o quadro se agravasse.

Para tanto, o distanciamento social foi requisitado, levando muitas empresas a passar um tempo sem desenvolver suas atividades.

Algumas empresas podem contar com a opção de home office para dar continuidade em suas atividades. Contudo, outras não possuem essa opção.

Para lidar com essa situação, existem outros protocolos a serem seguidos, como manter a ventilação natural nos ambientes da empresa e utilizar máscaras.

Para manter sua empresa em funcionamento durante a pandemia da COVID-19 sem prejudicar a saúde de sua equipe, e de seus clientes, descubra quais os protocolos e as vantagens de manter a ventilação de cada ambiente.

Boa leitura! 

Protocolos para empresas continuarem trabalhando durante a pandemia

COVID-19: Ventilação é fundamental em empresas | Climabrisa

Segundo a OMS e o Ministério da Saúde, alguns protocolos se fazem necessários para evitar que a transmissão da COVID-19 aconteça em grandes escalas. 

Confira alguns desses protocolos:

  • Mantenha as mãos higienizadas lavando com água e sabão frequentemente;
  • Tenha álcool gel disponível para sua equipe e seus clientes;
  • Garanta que toda a sua equipe utilize máscaras;
  • Peça para que seus clientes também utilizem máscaras ao entrar em seu estabelecimento;
  • Mantenha o ambiente limpo utilizando álcool 70%, principalmente em locais como bancadas e máquinas de cartão;
  • Permita que os membros da sua equipe que desenvolvem atividades administrativas, trabalhem em home office;
  • Mantenha seu ambiente ventilado promovendo a troca de ar. 

Este último tópico não tem chamado tanto a atenção de gestores. Em locais onde as altas temperaturas predominam, empresas seguem fechadas utilizando o ar condicionado. 

Já onde o frio começou a dar as caras, vemos empresas com janelas e portas fechadas, para manter as temperaturas mais baixas lá fora. Contudo, ambas as situações são prejudiciais para a saúde de sua equipe e de seus clientes. 

Vamos mais a fundo neste assunto: 

Ventilação nos ambientes de sua empresa

Ambientes fechados trazem riscos para a saúde de profissionais. Para evitar isso é preciso tomar algumas precauções. 

Manter uma ventilação natural em seu ambiente promove a renovação do ar. Algo que é capaz de frear a transmissão de agentes patológicos virais em massa, como é o caso da COVID-19. 

Sem a renovação, bactérias e vírus ficam passíveis de reprodução: situação bastante prejudicial para a saúde das pessoas. Principalmente de quem é quadro de risco, como idosos, cardiopatas e outros cuja imunidade não daria conta de doenças virais como o coronavírus.

Por isso mesmo, mantenha janelas e portas abertas. Evite manter adornos e até mesmo cortinas fechadas, pois elas podem barrar a circulação do ar. 

A ventilação mecânica de ventiladores e climatizadores é bem vinda para ajudar a garantir a troca de ar. Mas lembre-se de que, mesmo assim, é preciso manter janelas e portas abertas, caso contrário haverá circulação, mas não acontecerá a renovação necessária. 

Conte com um climatizador

Quando se trata de climatização, muitas empresas recorrem ao ar condicionado. Contudo, ele resseca o ar e não promove sua renovação nos ambientes. Por isso mesmo, um climatizador é a melhor opção para empresas, principalmente para evitar a propagação da COVID-19.

O descontrole da umidade do ar também pode ser um vilão em sua empresa, caso ela fique em níveis muito baixos. Isso pode promover a proliferação de bactérias e vírus, tais como o coronavírus. 

Para evitar essa situação, conte com os climatizadores da Climabrisa. Assim, é possível promover a saúde de seus clientes, de toda a sua equipe e da sua empresa também. Afinal de contas, ela estará desenvolvendo suas atividades e continuará dando bons resultados. 

Possui alguma dúvida sobre climatização? Quer compreender melhor como ela funciona e quais vantagens ela trará para sua empresa? Confira este material da Climabrisa que te contamos tudo sobre o assunto! 

5 benefícios da climatização em qualquer ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *