Os exaustores industriais são utilizados para eliminar substâncias tóxicas, calor, gases, impurezas e odores de um ambiente qualquer, principalmente industrial. Ele retira o ar que está poluído e permite que entre um ar limpo e puro.

Por conta disso, muitas vezes eles são instalados em lugares onde há pouca ou praticamente nenhuma ventilação. Assim, os exaustores industriais permitem que o ar dos locais permaneça sempre agradável.

Quer saber mais sobre os diferentes tipos de exaustores industriais? Então leia esse artigo até o final e conheça cada um deles.

Funções dos exaustores industriais

Além de purificar o ar, os exaustores industriais possuem a função de trocar o ar quente de um ambiente por ar frio. No entanto, é importante ressaltar que isso só será feito de maneira eficiente dependendo da temperatura externa. Afinal, o exaustor troca o ar que está dentro de um ambiente pelo que está de fora.

Os exaustores industriais podem ainda ser usados em combinação com outros itens, como filtros que melhorem a qualidade do ar.

Para saber qual o melhor exaustor industrial para sua organização, o ideal é entrar em contato com uma empresa especializada em ventilação e climatização, como a Climabrisa.

Tipos de exaustores industriais

Vejamos agora os diferentes tipos de exaustores industriais:

· Exaustor Centrífugo Industrial:

Eles são produzidos em chapas de aço galvanizado, inox ou alumínio e possuem um padrão de fabricação robusto. Tem excelente qualidade e precisão. A vazão e a pressão que se deseja do exaustor é planejada por meio de medições.

· Exaustor Axial Industrial de Transmissão:

Os exaustores industriais axiais são utilizados em indústrias, galpões e fábricas que precisam de renovação constante de ar.

· Exaustor de Parede Axial:

O exaustor axial de transmissão é indicado para ventilação e exaustão em geral. Seu funcionamento é acionado por correias e polias que impedem que o motor esteja no fluxo do ar. Ele pode ser utilizado em lugares com fluxo de ar com muita sujeira e temperaturas altas.

Tem como função exaurir partículas em suspensão, ar quente, gases não corrosivos, ar contaminado, odores e fumaça. Como o nome diz, ele é instalado nas paredes.

· Exaustor de Telhado Axial:

Possui as mesmas funções do exaustor de parede axial. A diferença está apenas em seu local de instalação: o telhado.

· Exaustores Transportáveis (Man Cooler):

Os exaustores conhecidos como Man Cooler são transportáveis e articuláveis e são fabricados em chapa de aço. Ele tem o objetivo de promover uma ventilação mais localizada. São usados, principalmente, nas chamadas “bocas” de fornos e nos resfriamentos de lingotes, além do uso para ventilação geral.

São várias opções de exaustores industriais no mercado para realizar a purificação e a melhora na qualidade de ar de sua indústria. Mas qual o modelo ideal para comprar?

Esta decisão precisa ser tomada com a ajuda de empresas especializadas no ramo de climatização e ventilação. Em conjunto com estes especialistas você consegue definir qual deles será o melhor para a função que você deseja.

Agora que você conheceu os diversos tipos de exaustores industriais, deixe um comentário. Visite o nosso site para conhecer nossos produtos. Se tiver alguma dúvida entre em contato por meio do telefone.

Um comentário em “Conheça os V tipos de exaustores industriais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *