Para que um negócio se sustente, possa ter chances de crescer e se torne referência no mercado, oferecer um bom atendimento ao cliente é praticamente uma obrigação. Afinal, se os seus consumidores estão insatisfeitos com o seu serviço, é muito mais complicado vender para eles, não é mesmo?

Para que esse problema não aconteça na sua empresa, é preciso treinar os seus funcionários para terem um atendimento exemplar. Para você entender mais sobre a importância desse fator, criamos um conteúdo exclusivo. Confia a seguir!

Por que o atendimento ao cliente é importante?

Toda empresa é composta de uma série de recursos e dentre eles há o capital humano, composto por todas as pessoas que trabalham no seu estabelecimento, inclusive você.

Quando os clientes se relacionam com a sua empresa, todos esses elementos fazem parte do processo. É com base no que o consumidor percebe que é construída a imagem da sua empresa.

Por isso a importância de ter uma equipe bem treinada, para que você possa proporcionar uma boa experiência aos consumidores que optam pelos seus produtos e serviços.

Mas, para que isso seja possível, toda a equipe tem que ajudar. Os funcionários devem tratar à todos com muita educação, simpatia, tirando dúvidas e conduzindo bem a visita à loja.

Se o seu cliente for bem atendido, ele irá voltar mais vezes e, muito provavelmente, comprará mais. Isso sem falar que poderá indicar o seu negócio para amigos e familiares.

Só os vendedores precisam de treinamento?

Um erro muito comum é achar que a responsabilidade do bom atendimento ao cliente é exclusiva do vendedor. Independente do cargo, todos os funcionários que estiverem no mesmo ambiente que o consumidor precisam se atentar nesse fator.

Por exemplo, imagine que um vendedor esteja cuidando de separar alguns produtos e enquanto o cliente espera, algum responsável pela limpeza da loja começa a discutir com um gerente. Isso com certeza afetará negativamente quem estiverem no ambiente.

Da mesma forma, quando o cliente for efetuar o pagamento, o responsável pelo caixa precisa tratá-lo com cortesia e simpatia. Caso contrário, todo o bom atendimento do vendedor vai por água abaixo!

Como avaliar o atendimento ao cliente da minha loja?

Antes de você empregar uma metodologia de treinamento, o indicado é observar como anda o atendimento ao cliente da sua loja. Todos os clientes estão satisfeitos? Muita gente anda reclamando? Quando reclamam, normalmente qual é o motivo?

Precisamos acrescentar que não é preciso esperar um barraco na loja para procurar identificar esses fatores. Converse com o cliente, peça para que ele faça um elogio e uma crítica ao atendimento. Dessa forma, você consegue monitorar o desempenho do seu time.

Depois disso você vai conseguir entender melhor onde precisa trabalhar mais: se é a educação, a agilidade, a disposição, mais conhecimentos sobre os produtos que você oferece, etc.

Outro ponto que necessita de atenção é a comunicação entre funcionários e clientes. Analise se há um entendimento entre ambas as partes,se alguma explicação está confusa, se há exageros ou muita intimidade.

Como treinar a equipe em atendimento ao cliente?

Depois de entender onde estão as falhas no atendimento ao cliente da sua equipe, a próxima etapa é montar um bom plano de ação para corrigir esses problemas. Uma ideia é dedicar uma parte do seu orçamento para investir na formação da sua equipe.

Você pode contratar um palestrante ou consultor especializado nesse tipo de treinamento. Procure pesquisa antecipadamente sobre os métodos desses profissionais, para ver se estão compatíveis com a sua realidade.

Outra dica é fazer parcerias com os seus fornecedores, normalmente eles têm interesse em ministrar workshops sobre produtos e/ou técnicas de venda. O que é uma via de mão dupla, por um lado eles promovem o produto e do outro, você economiza com capacitação.

Se você não tiver recursos para investir em treinamentos, ou se o caixa estiver apertado, não há problema. Existe muito material gratuito na internet como apresentações e até ideias de dinâmicas que podem ser adaptadas à sua empresa.

Você pode, por exemplo, fingir que é um cliente e pedir para que algum funcionário te atenda. Se quiser, depois inverta a situação.

Aproveite a chance para mostrar e discutir com todos o que está sendo feito de maneira certa e o que e como pode ser melhorado.

Sempre que puder, faça algum tipo de avaliação ou teste depois de um treinamento. Nada que vá ser muito difícil ou que tenha a chance de desmotivar o seu pessoal.

É muito importante também que você dê bons exemplos, afinal você é o líder. Não adianta nada cobrar um bom atendimento ao cliente, por parte dos seus funcionários, se você não pratica isso.

Como manter o bom atendimento ao cliente?

Com o tempo as pessoas tendem a relaxar e voltar a fazer as coisas como não deveriam. É justamente nessa hora que o gestor deve ficar atento para motivar constantemente a equipe.

Além disso, mantenha uma frequência de reciclagens. Voltando à alguns assuntos que sejam mais importantes e que possam ser esquecidos com o tempo. Trabalhe isso em reuniões ou faça novos treinamentos.

Uma boa forma de demonstrar a importância de um bom atendimento ao cliente é mostrar como eles afetam positivamente os resultados da empresa.

Veja se consegue monitorar o aumento da produtividade, por exemplo, que o número de reclamações caiu, o valor de vendas aumentou, as comissões pagas melhoraram e outras coisas do tipo.

Se quiser, pode colocar algum tipo de recompensa para todos, caso alcancem algum patamar que você ache importante.

Tome o cuidado de não estipular metas impossíveis de alcançar, para não desestimular os colaboradores, mas que também não seja muito fácil, para que exista um esforço verdadeiro.

Agora que você já entendeu a importância de treinar constantemente o atendimento ao cliente na sua empresa. E também conheceu boas formas de colocar isso em prática, aproveite para deixar sua opinião aqui nos comentários sobre esse assunto!

Se já tiver praticado algumas destas técnicas, comente os resultados que alcançou. Conte-nos mais sobre como anda cuidando do seu atendimento ao cliente.

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