Todo empresário, independente da área de atuação, sabe que precisa agradar seus clientes. Mas como garantir que a empresa consiga fazer isso no seu dia a dia? É simples, tenha em mente que você deve proporcionar ao seu consumidor a melhor experiência!

Parece um tanto óbvio, mas nem sempre as marcas têm como foco a experiência do consumidor. Muitas vezes, por exemplo, as estratégias estão focadas apenas na melhoria dos produtos. Mas não é isso o que garante o melhor resultado? Nem sempre, por isso a importância do marketing de experiência.

Quer entender melhor como esse tipo de marketing pode ajudar a sua empresa? Confira as dicas do post de hoje!

Como funciona o marketing de experiência?

Para começar, temos que entender que o marketing de experiência pode contar com uma ação promocional, mas está limitado a isso. Trabalhar adequadamente esse tipo de estratégia significa, na prática, valorizar todos os momentos que se tem com o consumidor.

Com essa ideia em mente, vamos nos preocupar desde a música ambiente da usada na loja até o uniforme dos funcionários, passando pela qualidade no atendimento e a decoração do local. O mais importante é assegurar que a experiência de compra seja agradável!

Para isso, nem sempre é necessário adotar estratégias sofisticadas ou que exijam grandes investimentos. Pequenos detalhes na administração do seu negócio podem fazer muita diferença na forma como sua marca é vista pelo consumidor.

Como melhorar a experiência do consumidor?

No caso do comércio, é importante, por exemplo, assegurar que o ambiente da loja seja agradável, em todos os sentidos. Pense nisso: quantas vezes você já não deixou de fazer uma compra por que a loja estava muito quente?  Ou sentiu-se incomodado por causa do cheiro do local e saiu antes de concretizar a compra?

O conceito que está por trás do marketing de experiência é justamente esse. Temos que pensar em como melhorar a relação que o consumidor mantém com a marca, valorizando muitas vezes aspectos mais emocionais do que racionais, afinal, são eles que nos garantem uma conexão mais real com o meu público.

Que tipo de investimentos preciso fazer?

Entendido o conceito, vamos pensar em algumas ações que podem ser implementadas. Para empresas de maior porte, com verbas de marketing consideráveis, pode valer a pena investir numa ação promocional no ponto de venda.

Pensando na experiência do consumidor, podemos ter, por exemplo, ações que envolvam a degustação de seus produtos ou a distribuição de brindes.

Para quem pretende investir em iniciativas de longo prazo e não numa atividade mais pontual, uma boa saída pode ser a aquisição de equipamentos que ajudem a loja a proporcionar um ambiente mais agradável para o seu público. É o caso dos climatizadores, que comprovadamente interferem positivamente, por exemplo, no tempo de permanência das pessoas nos estabelecimentos comerciais.

O mais importante quando se planeja empregar o marketing de experiência é ter em mente que precisamos atender às demandas específicas daquele cliente, valorizar a sua experiência individual com a loja. É isso que vai nos ajudar a estabelecer outro tipo de conexão entre a marca e aquele consumidor.

Interessado em mais dicas sobre ações que podem ajudar a sua loja? Leia nosso post que explica como atrair mais clientes para o seu comércio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *