A prosperidade de uma empresa está relacionada a uma administração dinâmica e responsável, que associe contenção de custos com investimentos notáveis. 

O custo das contas de energia elétrica costuma ser um dos grandes vilões de despesa nas empresas.

Por isso é preciso ficar atento ao consumo e investir em economia de energia.

Toda empresa conta com tecnologia para exercer suas atividades. Computadores, cafeteiras, impressoras, climatizadores e muito mais. Isso sem contar a luz das lâmpadas nos ambientes.

Não tem como fugir ou zerar esse gasto. 

Porém, o investimento na economia de energia pode ser efetivo com ações simples no dia a dia.

Elas são de baixo custo e rápido retorno, além de ser uma ótima oportunidade de introdução da sustentabilidade no seu negócio. 

Para começar a economizar energia, confira dicas e perceba o impacto direto em sua conta de luz!

Verificação dos aparelhos

Ligações elétricas específicas

Existem alguns aparelhos de alta potência que exigem tomadas para utilização específica.

Caso isso não seja observado na instalação, pode ocorrer uma ligação energética incorreta que, além de atrapalhar o funcionamento dos aparelhos, pode acarretar em um aumento no consumo de energia. 

Por isso, sempre verifique as especificações dos equipamentos elétricos e faça as instalações conforme a orientação do fabricante.

Vale também conferir se as instalações atuais da sua empresa são adequadas. 

Selo de eficiência

Na hora da compra, é sempre aconselhável optar por equipamentos com o selo de eficiência INMETRO/PROCEL.

Também fique atento à certificação de baixo consumo de energia do aparelho.  

Caso seus equipamentos não possuam este selo, optar pela troca pode ser uma boa prática.

Manutenções periódicas

Outra ação indispensável é investir em inspeções e reparos regulares nos aparelhos. Equipamentos sem a devida manutenção tendem a ser menos eficientes.

Por essa razão a vistoria regular torna-se fundamental na manutenção da contenção de gastos com energia elétrica.

Disposição do espaço

Na prática, a divisão do espaço pode envolver algumas reformas que, no pesar das balanças, trarão mais benefícios que custos. 

Abrir janelas, diminuir divisórias, optar por cores claras e reduzir paredes são atitudes que diminuem a necessidade de utilização da iluminação artificial e beneficiam a ventilação do ambiente. 

Dessa forma, os espaços da sua empresa se tornam mais agradáveis e produtivos, e surtem efeito imediato na redução dos gastos com a energia elétrica.

Iluminação artificial

A iluminação é responsável por aproximadamente 60% do consumo de energia elétrica.

Por isso, nos ambientes onde é indispensável a utilização da iluminação artificial é preciso optar por opções mais econômicas. 

O ideal é investir na melhoria da disposição das lâmpadas e luminárias nos ambientes.

Sensores de presença

A instalação de sensores de presença em locais onde as pessoas ficam por um curto tempo, como banheiros e corredores, é uma alternativa ao velho e nem sempre eficiente lembrete: “Apague a luz”. 

Eles evitam gastos desnecessários, uma vez que permitem que a iluminação seja ativada somente nos momentos em que há alguém ocupando o espaço.

Circulação de ar

Investir na circulação de ar mais eficiente diminuirá a necessidade de gastar com a refrigeração do ambiente. 

Algumas modificações simples que permitam entrada e saída de ar, como abertura de janelas, unificação de espaços e climatização, são bastante eficazes. Esse tipo de ação contribui muito para a economia de energia.

Climatização

O climatizador evaporativo, além de contribuir na circulação de ar mais eficiente, apresenta um consumo energético inferior ao ar-condicionado.

Isso porque ele permite a manutenção de aberturas no ambiente, conseguindo manter a temperatura homogênea em todos os ambientes. 

Por isso, ele também é uma alternativa bastante benéfica.

Contar com um climatizador ajuda a diminuir as contas de energia, uma vez que consome menos energia que um ar condicionado, e também beneficia a saúde de seus colaboradores.

Ao investir em um climatizador para reduzir os gastos com energia elétrica, deve se buscar empresas que apresentem produtos de qualidade e que disponham projetos de acordo com a necessidade do seu negócio. Conte com a Climabrisa para escolher o melhor climatizador para o seu tipo de ambiente e perceba o valor da sua conta de energia diminuir significamente!

Como reduzir os gastos com energia elétrica no seu negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *