A sensação de bem-estar em um ambiente está diretamente relacionada a um aumento da produtividade e a uma melhor experiência sensorial, no que diz respeito a desfrutar de condições favoráveis para a realização de atividades.

Nesse sentido, a climatização de ambientes é uma das estratégias mais eficazes para garantir o máximo de conforto térmico para os frequentadores de um lugar.

É fato que ambientes mais agradáveis possibilitam uma maior sensação de leveza no dia a dia, permitindo que as tarefas a serem executadas, ou até os momentos de descanso, sejam aproveitados em uma temperatura prazerosa. Sendo assim, entenda a importância dos sistemas de climatização de ambientes, como eles funcionam e quais são as suas vantagens.

O que é climatização de ambientes?

Trata-se de um conceito simples e que faz referência ao agrupamento de ações contempladas no projeto estrutural de uma construção para deixá-la mais confortável termicamente para os seus usuários.

De uma forma geral, um sistema de climatização consiste no condicionamento de ar de um ambiente, podendo ter diferentes funções, como aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração. Cada uso vai atender a uma finalidade específica.

O objetivo principal é garantir que uma temperatura estável seja mantida nos ambientes, por mais que as condições climáticas no seu exterior não estejam favoráveis.

A intenção é assegurar que a temperatura interna de uma estrutura não provoque reações fisiológicas inconvenientes nos frequentadores, tais como suor e calafrios, por exemplo.

Para quais finalidades se usa o sistema de climatização de ambientes?

Como dito, um sistema de climatização pode atender a diferentes finalidades.

Na função de aquecimento, o objetivo é preservar a temperatura do ar estável e confortável diante de condições climáticas frias.

Na função de resfriamento, por sua vez, se busca realizar o controle de temperatura, permitindo que se crie uma sensação térmica agradável para o ambiente, podendo ser usada em casas, indústrias, empreendimentos e centros comerciais.

Já a função de ventilação procura renovar o oxigênio do ambiente, promovendo a circulação do ar; enquanto a função de refrigeração é indicada para ambientes que exigem temperaturas abaixo de zero, como os frigoríficos para estocagem de alimentos.

Como funciona?

Para a climatização, é utilizado vários tipos de aparelhos climatizadores. Existem equipamentos de teto, parede ou portátil.

Ela não pode ser considerada como uma medida isolada, devendo integrar um projeto de construção ou de reforma e levando alguns aspectos em conta.

Em relação às características da construção, deve-se observar o material e a espessura das paredes; o modelo e os materiais do telhado; os acabamentos utilizados; a posição da construção em relação ao sol; a permeabilidade do solo; dentre outros fatores.

Também é fundamental ter uma atenção especial quanto à temperatura ambiental interna, à umidade e à circulação de ar do ambiente, para que se possa controlar as variáveis que influenciam a sensação térmica do espaço.

Por meio de diferentes técnicas de troca de ar e de isolamento térmico, os sistemas de climatização de ambiente funcionam como equipamentos complementares de uma estrutura que visa aumentar a eficiência e manutenção de temperaturas equilibradas.

Quais as vantagens?

Os climatizadores de ambiente apresentam uma série de vantagens. Ao propiciarem um clima mais agradável e prazeroso, promovendo a troca de ar impuro por um ar renovado, limpo e oxigenado, os aparelhos de climatização garantem um excelente conforto térmico, apresentando temperaturas até 10 vezes menores que a temperatura ambiente.

Outra vantagem considerável está ligada à economia de energia, já que os climatizadores economizam até 90% de energia elétrica, comparado a um ar condicionado.

Ainda se comparados com os aparelhos de ar-condicionado, os climatizadores costumam ser mais acessíveis, apresentando um custo atraente para implantação e manutenção.

Gostou do conteúdo? Venha conhecer os nossos produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *