Além de todos os outros pontos para uma correta organização, a climatização de feiras e eventos é uma das etapas mais importantes. Tal solução vai garantir que as pessoas no local fiquem confortáveis, criando uma área mais agradável e que estimule um tempo maior de permanência.

Essa tarefa não chega, é claro, sem desafios. Com o grande fluxo de pessoas e de espaços especiais — algumas vezes, ao ar livre —, o projeto para climatizar o evento precisa ser feito com extremo cuidado e expertise.

Quer climatizar áreas assim? Veja, neste artigo, dicas indispensáveis de climatização de feiras e eventos para colocar em prática. Continue lendo e veja o que deve ser feito!

Compreenda as necessidades do evento

Para acertar na climatização de feiras e eventos, é preciso, em primeiro lugar, reconhecer quais são as exigências desse elemento.

Fazer um levantamento de características permite que seja elaborada uma configuração totalmente personalizada, levando a melhores resultados na climatização.

Nesse momento, três devem ser as considerações principais:

Local de realização

A área de realização faz diferença por causa da temperatura externa ao ambiente. Um evento no Nordeste, por exemplo, certamente exigirá uma refrigeração mais potente do que um realizado no Sul do país.

Avalie as condições normais de temperatura da cidade e pense, também, na estação do ano. Isso trará uma média de temperatura e informará qual será a redução a ser utilizada.

Espaço a ser refrigerado

Outra questão diz respeito ao espaço. Quanto maior for o evento — e, portanto, a área —, maior deve ser a capacidade de refrigeração. Isso vai ajudar a evitar as chamadas “ilhas de calor”, em que certos pontos ficam com temperatura acima das demais.

Também garante que áreas com maior incidência solar tenham mais intensidade dos equipamentos em comparação a áreas que ficam exclusivamente na sombra.

Número de pessoas

Quanto maior for o número de pessoas que chegarão ao evento ou à feira, maior deve ser a capacidade de refrigeração. Como as aglomerações podem elevar a temperatura rapidamente, as ocasiões concorridas e movimentadas também precisam ter uma capacidade maior.

O ideal é utilizar dados, como a expectativa de público, para criar um projeto adequado. Mesmo assim, vale a pena deixar alguns equipamentos extras, já que, dessa maneira, o lugar não ficará quente mesmo que haja um aumento em relação ao número de pessoas esperado.

Encontre uma empresa especializada no assunto

Com tudo isso em mãos, é hora de encontrar o seu fornecedor. Em vez de tentar fazer isso por conta própria, é muito melhor encontrar quem realmente entende do assunto e é capaz de atender a todas as suas exigências.

Como a refrigeração impacta diretamente na satisfação do público com o seu evento, veja como fazer a melhor seleção possível:

Preze pela qualidade

Fuja da ideia de escolher a empresa que cobra o preço mais barato, pensando apenas na economia. O ideal é priorizar a qualidade acima do valor que será cobrado, para não ter dores de cabeça.

Se a melhor empresa oferecer um preço excelente, melhor ainda, mas esse não deve ser o único critério a ser observado.

Porém, é necessário obedecer ao orçamento. Com isso, é vantajoso tentar negociar com uma empresa adequada e mais cara do que escolher a barata apenas pelos números.

Faça um orçamento

Para ajudar na seleção, você deve fazer um orçamento. Mais do que avaliar o preço, isso serve para analisar se o negócio tem a capacidade de oferecer as condições para a refrigeração do seu evento.

Com essa proposta, dá para saber o que o empreendimento oferece e se tudo está de acordo com as expectativas.

Discuta pontos importantes

Antes de fechar negócio, discuta quais são os pontos importantes. Fale sobre níveis de serviço, tempo de duração do evento e particularidades em geral.

Alinhar a comunicação vai garantir que a empresa possa realmente te ajudar a conquistar um desempenho satisfatório, além de trazer segurança para ambas as partes.

Opte pelo climatizador de ar

Embora o ar-condicionado seja a primeira opção que vem à mente da maioria das pessoas, ele não é indicado para feiras e eventos.

Como ele exige que o espaço fique confinado para manter a temperatura, a frequência na entrada e na saída de pessoas pode comprometer a eficiência do sistema.

Em vez disso, é melhor optar por um projeto com climatizadores de ar. Veja as principais vantagens dessa escolha a seguir.

É mais eficiente

Um climatizador é capaz de diminuir a temperatura de maneira consistente e intensa, gerando uma sensação muito mais agradável. Ao mesmo tempo, ele se beneficia de não exigir que o local fique fechado, o que o torna versátil sem que haja perda de desempenho.

Para uma situação de aglomeração de pessoas em ambientes fechados ou ao ar livre, que é o que acontece em feiras e eventos, o climatizador é capaz de oferecer resultados consistentes.

É mais barato

Além disso, a eficiência contribui para a economia. Como consegue reduzir a temperatura gastando menos energia elétrica, ele exige um consumo menor de recursos.

Outro fator é que ele é capaz de climatizar uma área bastante considerável. Assim, é preciso usar uma menor quantidade de equipamentos para o mesmo espaço, o que também contribui para a economia.

Renova o ar

Uma das capacidades do climatizador que não é observada no ar-condicionado é que ele é capaz de renovar o ar do ambiente.

Isso diminui os riscos de o ar ficar contaminado por algum tipo de cheiro ou, então, de ficar muito seco.

A sensação no espaço é mais agradável, favorecendo a permanência dos visitantes e tornando a ocasião um sucesso!

Acompanhe os resultados

Escolhendo uma empresa de qualidade, não há muito com o que se preocupar, mas ficar de olho vivo nos resultados ajuda a otimizar todo o projeto.

Monitore a temperatura e o consumo dos equipamentos, avalie o conforto das pessoas e faça as pequenas modificações que forem necessárias.

Para casos de emergência, como falta de energia elétrica, tenha um gerador à disposição, de modo que ele aja rapidamente para que o espaço continue agradável.

Quer outras dicas sobre o assunto, além da climatização de feiras e eventos? Então assine a nossa newsletter e acompanhe todas as nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *