Se você está buscando um projeto de climatização para sua empresa, uma indústria ou até mesmo para sua residência, é preciso conhecer alguns aspectos desse segmento. E o principal deles é entender as diferenças mais pontuais entre a climatização e refrigeração.

Neste artigo, as diferenças serão abordadas de forma objetiva para auxiliar na distinção desses dois tipos de serviços. Assim, você vai entender qual o tipo de serviço que necessita. Descubra agora mesmo!

Busca pela temperatura ideal

Uma das principais diferenças entre climatização e refrigeração é que na climatização ocorre a possibilidade de atingir determinada temperatura e, com isso, possibilita a precisão na medição de temperatura e o usuário controla em qual deseja chegar.

É o caso do ar condicionado, por exemplo, no qual o usuário consegue comandar a temperatura e ajustar de acordo com a sua necessidade, por meio de um controle remoto.

Já na refrigeração, o que ocorre é a redução da temperatura, mas não há, por si só, essa obtenção de uma temperatura ideal conforme o desejo do usuário. No entanto, é possível que esses dois sistemas trabalhem juntos para oferecer maior eficiência, ainda mais em locais em que a demanda é maior.

Regulação da umidade

Ademais, outra diferença é que na climatização o processo envolve a busca por níveis ideais de umidade. Isso auxilia na obtenção da temperatura desejada e faz o local ficar mais agradável à respiração, uma vez que o processo pode ressecar o ar, de forma a manter boa umidade é fundamental e evita que a saúde seja prejudicada.

Utilização de equipamentos diferentes

Quanto à refrigeração, uma das principais diferenças com a climatização é o tipo de aparelho utilizado. Na climatização, o principal equipamento é o ar-condicionado.

Já na refrigeração, são utilizados diversos sistemas, como o evaporador, condensador, dispositivo de expansão e compressor. Tudo isso funciona com a circulação de fluído refrigerado e faz com que seja retirado calor do ambiente.

O que resulta em temperaturas mais amenas e pode chegar a temperaturas bem baixas, como é o caso de refrigeração para alimentos, por exemplo.

Objetivos

Outra grande diferença entre a climatização e refrigeração está nos objetivos. A climatização é voltada somente ao controle da temperatura do ambiente. Enquanto a refrigeração pode ser utilizada para outros propósitos, como congelamento e conservação de alimentos, produção industrial e muito mais.

Purificação do ar

Mais uma diferença que vale a pena ser mencionada é que na climatização ocorre a preocupação com a purificação do ar. Isso porque com a ventilação no local, é proporcionada a renovação do ar e a purificação.

Dessa forma, você pode notar que há muitas diferenças entre a climatização e refrigeração. Diferenças que dizem respeito à forma de funcionamento e aos resultados obtidos. Assim, você pode levar em consideração as principais diferenças elencadas aqui para poder escolher qual o sistema mais adequado para a finalidade que necessita.

Entre em contato conosco, por meio de nosso telefone, para tirar qualquer dúvida que possa ter ficado e deixe seu comentário para sabermos se conseguimos auxiliar em sua busca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *