O termo pode parecer estranho, mas o absenteísmo é uma situação um tanto comum em várias empresas.

Essa palavra diferente se refere às faltas e os atrasos frequentes dos colaboradores.

Em alguns casos, o absenteísmo é uma das causas do turnover (rotatividade de funcionários) em uma organização.

Vários podem ser os motivos para o alto número de faltas em uma empresa, abrangendo desde a ineficiência da gestão de pessoas até problemas de infraestrutura.

Seja qual for a causa do absenteísmo, essa situação afeta a produtividade da empresa e o clima organizacional.

Todo o gestor deve pensar em melhorar o ambiente para que seus colaboradores se sintam bem dentro da empresa. 

Confira estas dicas certeiras para reduzir as faltas e os atrasos em sua equipe. 

Boa a leitura!

Analisar o cotidiano do negócio e estabeleça metas

Engana-se quem pensa que o atraso está ligado apenas a funcionários “preguiçosos” ou não engajados com a empresa.

Às vezes, um meio de transporte inadequado ou um ambiente de trabalho onde reina o autoritarismo podem ser as causas para um número expressivo de faltas ou atrasos.

Primeiramente, para a organização resolver o problema do absenteísmo, é preciso identificar as razões para a existência desse fenômeno.

É importante que também se analise os setores onde ele mais ocorre. 

A partir desse diagnóstico, será possível estabelecer indicadores para medir as faltas e os atrasos e, então, criar metas de redução do absenteísmo.

Em alguns casos, os estabelecimentos oferecem incentivos para os profissionais, como cestas básicas, para reduzir a ausência no trabalho.

Nesse tipo de situação, o benefício está condicionado à presença do colaborador na empresa.

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Geralmente, o ambiente de trabalho está diretamente ligado à produtividade e ao bem-estar dos funcionários.

Se as pessoas ficam oito horas diárias em um local muito quente e com mau cheiro, além de produzir menos com baixa qualidade, também desenvolvem doenças relacionadas ao trabalho.

Por outro lado, quando os colaboradores permanecem em um ambiente arejado e com temperatura agradável, o bem-estar aumenta e eles se sentem mais motivados.

Por essa razão, o investimento das empresas em infraestrutura adequada para o exercício das atividades significa um aumento da produtividade.

Muitas vezes, cabe ao gerente industrial tomar a iniciativa de buscar meios para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Para que então seja possível alcançar objetivos e cumprir as metas de desempenho da empresa.

Aperfeiçoe a gestão de pessoas

Pouco ou nenhum treinamento, rara comunicação entre empresa e funcionários, ausência de feedback, inexistência de perspectiva de crescimento na carreira, etc.

Esses são apenas alguns dos motivos ligados à gestão de pessoas que podem ocasionar o absenteísmo.

Se o colaborador sente que não é valorizado pela empresa, tende a ver o emprego apenas como uma fonte de renda.

Além disso, ambientes de trabalho em que há muitos conflitos e até assédio moral podem ser repulsivos.

O gestor de área ou o responsável pelo departamento de recursos humanos devem estar atentos quanto à situação do clima organizacional.

Fazer pesquisas periódicas de avaliação pode ser uma maneira de examinar o ambiente da empresa e de conhecer a visão dos colaboradores.

A partir daí, a gestão de pessoas pode ser aperfeiçoada e, com isso, a retenção dos colaboradores no trabalho tende a aumentar.

O primeiro passo para combater o absenteísmo é saber fazer a gestão de sua equipe de colaboradores.

O segundo passo é contar com um ambiente que ofereça conforto térmico a todos. 

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Atrasos frequentes: como evitar e garantir mais qualidade de vida no trabalho?


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