A importância de climatizadores para escolas

A preocupação com questões como a qualidade do ambiente escolar em relação à climatização se tornou maior diante de análises que constataram que a falta de uma temperatura agradável prejudica a capacidade de concentração.

Isso ocorre porque o próprio corpo humano tenta manter um nível de temperatura agradável e isso exige que alguns processos aconteçam. Assim, os esforços empregados nessa tarefa podem fazer a atenção às atividades escolares se dispersar. Dessa forma, alunos e professores podem se beneficiar de temperaturas mais agradáveis.

O conforto dos alunos está ligado diretamente com a capacidade de aprendizado. Os estudos naturalmente já acabam exigindo um esforço maior do ponto de vista intelectual. Portanto, foco e atenção são essenciais para que os estudantes se desenvolvam completamente.

Levando em consideração que diante de climas quentes, desfavoráveis e incômodos, os alunos são muito afetados, gerando entraves como sono, cansaço, tontura, indisposição, entre outras sensações que atrapalharão a concentração.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que diante desse cenário incômodo para os alunos, além de prejuízos quanto à atenção durante as aulas, eles também sentirão maior necessidade de deixar as salas de aula para beber água, por exemplo.

Essas constantes saídas das salas de aula farão com que as crianças e adolescentes percam explicações dos professores e se prejudiquem mais tarde para entender um conteúdo específico.

Assim, a climatização das salas de aula se faz de extrema importância para que haja uma melhor qualidade do ar dentro das salas. Logo uma temperatura adequada para permanência dos alunos os faz terem muito mais atenção aos conteúdos explicados.

Vantagens em adotar climatizadores nas escolas

A escolha de utilizar de climatizadores em salas de aula vai fazer com que todas essas questões sejam sanadas e, assim, os alunos poderão ter um desenvolvimento pleno em seu processo de aprendizagem.

Isso porque será garantido um maior conforto durante o período em que eles estarão na escola, o que vai impactar a sua capacidade de concentração. Assim, os alunos terão mais condições de desempenhar suas tarefas sem que haja prejuízos.

Além de todos os fatores envolvendo a qualidade dos estudos, também é importante destacar que os alunos permanecerão em um ambiente mais controlado em questão da qualidade do ar. Assim, o uso de climatizadores também beneficia a saúde de crianças e adolescentes em ambiente escolar.

As condições climáticas desfavoráveis, além de todos os fatores que destacamos, fazem com que os alunos associem esses momentos a algo negativo. Desse modo, ao adotar o uso de climatizadores nas salas de aula, certamente o momento será muito mais prazeroso para os alunos.

Não somente os alunos são prejudicados por questões climáticas desfavoráveis em sala de aula. Os professores também são afetados pelo incômodo gerado nessas situações e também poderão ter um desempenho abaixo do esperado.

Os professores se sentem mais confortáveis a falar com os alunos e também serão menos interrompidos ao longo da aula com os vários pedidos de alunos para deixarem as salas de aula.

A influência da climatização nas escolas é muito importante e pode mudar totalmente o ambiente no qual os alunos e professores passam boa parte de seus dias, garantindo uma experiência muito mais vantajosa e prazerosa.

Sendo assim, é necessário avaliar os melhores aparelhos a serem instalados, de acordo com os locais específicos. Além do mais, também é preciso que o climatizador esteja de acordo com o tamanho do ambiente e com o número de pessoas que frequentarão esse espaço.

Outro benefício dos climatizadores evaporativos em salas de aula é a renovação do ar. Diferente dos ares-condicionados que reutilizam o mesmo ar, os climatizadores insuflam ar limpo de bactérias e vírus fazendo com que o ar carregado destes elementos seja expulsado para fora do ambiente. Com isso, caso um aluno ou professor tenho alguma doença transmitida pelo ar, não passe para outras pessoas que ocupam o mesmo local. 

Quer conhecer mais sobre as opções de climatizadores? Entre em contato e tire suas dúvidas com nossa equipe através do nosso telefone!

Compartinhe

Post Relacionados

Fale Com A Climabrisa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.