Quem tem climatizador em casa, nas indústrias, comércios ou no local de trabalho, sabe o quanto é importante realizar a limpeza do aparelho. Além disso, a manutenção preventiva também é essencial para garantir o pleno funcionamento dos dispositivos. Como o nome já diz, esse tipo de serviço tem a função de corrigir possíveis defeitos antes que eles se manifestem ou causem prejuízos.

Os filtros de ar que fazem parte do aparelho de ventilação, por exemplo, costumam acumular sujeiras, impurezas, fungos, ácaros, bactérias e demais micro-organismos que podem prejudicar a saúde daqueles que usufruem do climatizador. Por isso, deve haver um cronograma para realização da manutenção preventiva a fim de evitar problemas em curto e longo prazo.

Existem outros fatores que justificam a importância dos reparos nos aparelhos de ventilação, confira:

#Previne falhas

Ao longo do tempo, é comum que os climatizadores apresentem falhas, paradas inesperadas e mau funcionamento. Para evitar que isso ocorra e cause prejuízos, é necessário sempre realizar a manutenção preventiva, ou seja, aquela que vai impedir que isso aconteça.

Dentro desse parâmetro podemos incluir também a possibilidade de o consumo de energia ser maior quando não é feita uma vistoria frequente no climatizador. Muitas vezes a conta está chegando com valor maior e o grande culpado é o aparelho de ventilação sem manutenção. Portanto, para economizar e poupar gastos que não estão no orçamento, esteja em dia com os serviços de manutenção.

#Ar mais saudável

Trocar os filtros do climatizador vai proporcionar um ar mais saudável e puro para o ambiente em que está instalado, consequentemente, garante mais qualidade de vida aquelas pessoas que passam a maior parte do tempo em convivência com os dispositivos. O recomendado é que essa limpeza seja feita de 3 em 3 meses.

Com um processo mais saudável e benéfico às pessoas e a natureza, existem os climatizadores ecologicamente corretos. Eles possuem painéis evaporativos, por onde a água escoa e o ar, ao passar, é umidificado e resfriado.

#Aumento da vida útil do climatizador

Quando a manutenção preventiva é realizada com a frequência recomendada, é possível que o seu aparelho dure mais tempo. Isso ocorre porque por meio da inspeção técnica identificam-se erros, falhas e problemas que poderiam surgir mais para frente. Com o serviço preventivo, o aparelho consegue permanecer em perfeito funcionamento e garantir mais tempo de vida útil.

#Mais conforto térmico

A eficiência de um aparelho climatizador pode se tornar mais baixa dependendo dos cuidados que se tem com ele. Quando falta manutenção, o dispositivo pode apresentar falhas na refrigeração do ambiente, causando desconforto térmico.

#Redução de ruídos indesejáveis

Principalmente para ambientes comerciais, não é nada agradável trabalhar em uma sala com ruídos gerados pelo climatizador. Além de atrapalhar o desempenho dos profissionais, também pode ser um sinal de que o aparelho apresenta um grave problema. Somente por meio da visita técnica e reparos preventivos é possível evitar essa situação e garantir um dispositivo silencioso e com qualidade.

Portanto, a manutenção preventiva é importante, certifique-se das verificações regulares no aparelho.

2 Comentários em “A importância da manutenção preventiva nos aparelhos de ventilação”

  1. Comprei um controle, e ficou zero bala, agora tem uma bombinha que está com o fio arrebentado o que posso fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *