Alguns fatores são famosos por prejudicar qualquer rotina, sendo comumente chamados de vilões da produtividade no trabalho. Conhecer esses vilões, portanto, é essencial para fazer com que a equipe execute suas atividades com mais qualidade e agilidade.

Você sente que a produtividade dos colaboradores está caindo ou que as entregas estão atrasando com muita frequência? Então, muito provavelmente, sua equipe está sob a influência desses vilões! Agora, é hora de reverter esse cenário. No post de hoje, apresentamos os principais fatores que atrapalham a produtividade no trabalho. Confira!

Volume de trabalho

Uma causa muito comum da baixa produtividade é a junção de um grande volume de processos com uma quantidade insuficiente de colaboradores para executá-los, gerando uma sobrecarga de trabalho. Se a equipe tem um volume excessivo de atividades para executar diariamente, organizar a rotina torna-se complicado. Consequentemente, a produtividade e a qualidade dos serviços executados são reduzidas.

Equipamento de má qualidade

Para manter a produtividade em níveis altos, nada mais importante do que a disponibilização de equipamentos modernos e de alta qualidade. Processos completamente manuais e maquinários em mal estado de funcionamento fazem com que os colaboradores percam muito tempo durante o seu dia de trabalho. Por outro lado, equipamentos modernos e informatização tornam os processos automatizados, o que agiliza a execução das tarefas.

Temperatura do ambiente

A temperatura do ambiente impacta — e muito — na capacidade de trabalho dos funcionários de uma empresa. Segundo uma pesquisa realizada pela CareerBuilder, 53% das pessoas relataram ser menos produtivas em ambientes frios, enquanto 71% consideram que seu desempenho é mais baixo em temperaturas elevadas. Especialmente considerando o forte calor do verão brasileiro, é preciso que o ambiente de trabalho seja mantido em temperaturas amenas, de forma a não prejudicar a atividade dos colaboradores e a produtividade.

Excesso de reuniões

Reuniões são excelentes artifícios para traçar soluções ou resolver problemas relacionados às atividades de uma empresa. No entanto, a longa duração ou o excesso de reuniões durante a semana torna a rotina cansativa, além de consumir horas preciosas de expediente. Isso diminui a produtividade e a qualidade do trabalho executado pelos colaboradores.

Redes sociais

A facilidade de acesso promovida pelos dispositivos móveis e a grande quantidade de diferentes redes sociais disponíveis atualmente têm causado um grande impacto na produtividade dos trabalhadores.

Na maioria das vezes, os colaboradores acessam as redes sociais apenas com a intenção de descansar um pouco a cabeça, mas acabam perdendo longos minutos trocando mensagens, comentando publicações ou visitando o perfil de seus amigos. Assim, o que era para ser apenas um descanso torna-se uma enorme perda de tempo e de produtividade durante o expediente.

Conversas paralelas

A maior parte das atividades desenvolvidas no dia a dia de trabalho exige concentração — caso contrário, a produtividade cai junto com a qualidade dos resultados alcançados. Por isso, as conversas paralelas são uma grande vilã para o desempenho dos trabalhadores, visto que elas prejudicam a concentração e, ainda, fazem com que o tempo seja desperdiçado com assuntos improdutivos e não relacionados com a atividade que está sendo desenvolvida.

Viu só como vários fatores podem interferir no rendimento e se transformar em grandes vilões para a produtividade dos colaboradores da sua empresa? Para se aprofundar ainda mais no assunto, aproveite para conferir também nosso post sobre como melhorar a produtividade na indústria!

Um comentário em “6 vilões da produtividade no trabalho”

  1. Muito bom este artigo, realmente, esses fatores atrapalham a produtividade no trabalho. Valeuu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *