6 dicas para melhorar a satisfação dos clientes

O momento da compra de um produto é cercado de detalhes que podem passar despercebidos ao vendedor, mas que definem o grau de satisfação do cliente com o produto e serviço oferecido.

O atendimento atencioso prestado por um bom vendedor é um procedimento de rotina para ele — assim como, para o cliente, ir à loja é a atitude necessária para satisfazer sua necessidade de compra. O problema aparece quando algo sai fora desse padrão.

Se você quer investir em estratégias para oferecer sempre um atendimento de qualidade, fique atento às dicas que apresentamos neste post! Através do atendimento com excelência, elas vão melhorar o nível de satisfação dos clientes e, também, seu faturamento através do atendimento com excelência. Vamos lá?

Conheça o perfil consumidor dos clientes

O perfil consumidor do cliente contém informações fundamentais para oferecer um atendimento de qualidade. Com base nesses dados, é possível ofertar os produtos certos, com o valor que o cliente pretende pagar e no momento certo da vida dele.

Outros sinais comportamentais podem ser percebidos na hora da venda e ajudar no atendimento, como a percepção da insegurança do cliente no momento da compra, a preferência e fidelidade por determinada marca, ou sensibilidade aos preços dos produtos.

Crie o ambiente perfeito para a compra

Outro elemento importante no momento da compra é o ambiente da loja. Seja um layout moderno ou um restaurante acolhedor, o ambiente influencia diretamente na satisfação do cliente no ato da compra — pois ajuda a formar uma concepção do produto ou serviço.

Invista em um ambiente arejado, fresco, com um layout que guie o cliente para a conclusão de sua compra sem dificuldades. Use climatizadores com apelo ecológico — para demonstrar responsabilidade com o meio ambiente e atenção às necessidades dos clientes.

Os climatizadores são estratégicos para o negócio, pois além do baixo consumo elétrico, ainda permitem que o empreendimento deixe as portas abertas e convidativas para os clientes entrarem. Também proporcionam a circulação e troca de ar, que para lojas com cheiros fortes ou muita concentração de estoque in loco é essencial.

Placas e visores oferecem orientações, quando for necessário — e não se esqueça de valorizar seus principais produtos e novidades nas vitrines e mostradores!

São modificações inteligentes no ambiente que tornam a experiência de compra mais agradável e favorecem a compra.

Treine sua equipe com foco na satisfação do cliente

A equipe de vendas precisa demonstrar conhecimento dos produtos e do mercado em que ele está inserido — mas, também, em técnicas de vendas que priorizem a satisfação do cliente. A equipe deve ser capaz de identificar rapidamente a forma com que um cliente gosta de ser tratado, se ele demonstra nervosismo, ou se possui alguma insatisfação anterior que precisa ser sanada.

Agregue valor ao produto

A satisfação do cliente também está associada ao atendimento prestado. Muitos clientes estão dispostos a pagar um preço acima do mercado, se o serviço agregado ao produto valer a pena.

Para isso, ofereça formas de pagamento diferenciadas, embalagens especiais, entregas em domicílio ou brindes surpresa — elementos extras que encantam o cliente!

Pergunte se o cliente está satisfeito

Perguntar ao cliente seu nível de satisfação é uma forma de demonstrar respeito por sua opinião e, também, uma importante fonte de feedback sobre o produto e o atendimento.

Clientes insatisfeitos nem sempre mencionam seus descontentamentos espontaneamente, mas questioná-los pode ser um importante mecanismo para melhorar a qualidade do atendimento e reter clientes.

Ofereça simpatia na medida certa

Nada em excesso agrada — até mesmo simpatia, que pode parecer uma gentileza superficial e mal-intencionada! Prefira a honestidade e respeito na hora de dar informações sobre o produto, pois isso dá muito mais credibilidade e, por consequência, gera empatia.

Trabalhar a satisfação do cliente é uma estratégia de fidelização que gera excelentes resultados para a empresa. Manter um cliente fidelizado é muito mais barato do que conquistar novos clientes — e a satisfação com a empresa é sempre uma propaganda gratuita.

Por isso, ficar atento às tendências de produtos inovadores e às novas técnicas de atendimento é essencial. Para mais dicas para continuar aprimorando cada vez mais seus negócios, assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

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