10 Dicas essenciais para comprar um ventilador industrial

O ventilador industrial é um equipamento que faz total diferença para diversos fins.

Ele é capaz de colaborar com a qualidade do ambiente, impedindo partículas de circularem, por exemplo, bem como aumentar até a vida útil do maquinário.

Pensando nisso, selecionamos essas dicas para te ajudar na escolha de um modelo. Confira!

Entenda a diferença de um ventilador industrial para os comuns

Além do conceito óbvio de uso na indústria, há outros fatores que ajudam a diferenciar esse tipo de ventilador dos modelos convencionais. Primeiramente, a potência é algo a ser destacado, visto que está presente a demanda de cobrir uma área maior.

Somado a isso, há maquinário que emite poluentes, fumaça e contaminantes, sendo assim, o ventilador ajuda a renovar o ar do ambiente. Esse sistema atua em conjunto, porque um ventilador industrial joga o ar para que os coletores o puxe e os dutos se livrem dele.

Porém, as funções desse equipamento não terminam por aí, afinal, o ventilador promove regulagem da temperatura e redução de odores. Portanto, temos um agente importante no processo de climatização do ambiente, que atua em conjunto com ar condicionado e cortina de ar industrial.

Conheça as possibilidades nos modelos do mercado

O ambiente da sua indústria e as suas especificidades é que vão dizer o modelo mais adequado para gerar bons resultados. Uma análise detalhada, feita por um projetista, é interessante para compreender questões como umidade, níveis de pressão, entre outros fatores a serem considerados.

Assim, considerados esses fatores determinantes, você terá três alternativas: ventilador centrífugo industrial, ventilador com rotor axial e ventilador tubular axial ou semi-axial.

Ventilador centrífugo industrial

A estrutura do modelo centrífugo atua em formato espiral, por meio de um motor de alta velocidade. O equipamento funciona com energia elétrica, que é transformada em movimento. Assim, o ar entra em direção ao centro de rotação e sai por força centrífuga.

É o modelo ideal para retirada de poeira ou outras partículas do ambiente. Além disso, os diferentes tipos de pás influenciam no resultado que você deseja.

Ventilador com rotor axial

Podendo ser posicionado no chão ou no teto, o modelo com rotor axial é muito usado para gerar força e mudar o ar limpo de direção. Também possui maior capacidade para gerar pressão, junto ao menor fluxo de ar. Você vai encontrar tipos como: ventilador axial propulsor, ventilador tubo-axial e ventilador vanaxial.

Ventilador tubular axial ou semi-axial

Se a sua indústria lida com setores de emissão de gases e outros poluentes, o modelo tubular axial é o mais indicado. Esse modelo pode ser instalado em janelas, telhado, parede ou tubulações, colaborando para impedir contato de poluentes com outro maquinário ou com as pessoas.

Procure qualidade no seu ventilador industrial

A escolha de um ventilador industrial é um processo cauteloso e requer muita análise. Isso vale para o ambiente e para o momento da escolha do produto. Portanto, a dica de ouro é procurar por qualidade, já que o investimento produz efeito diretamente no desempenho da sua indústria.

Essas são as dicas essenciais para comprar um ventilador industrial, aproveite todos os detalhes e analise cada opção. Procure por modelos que sejam de acordo com sua demanda e apresentem a qualidade necessária.

Entre em nosso site e veja as alternativas de ventilador industrial em nosso portfólio!

CHAMADA:

Quer comprar um ventilador industrial? São muitos os detalhes nesses equipamentos e você precisa saber como escolher o melhor para a sua indústria. Leia e veja essas dicas para não errar!

Compartinhe

Post Relacionados

Fale Com A Climabrisa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.