Quais os perigos da exposição ao calor no ambiente industrial?

Você gestor, conhece as consequências do calor no ambiente de trabalho? Em algum momento do dia, você já sentiu aquele desconforto no trabalho, não é verdade?

A exposição ao calor, seja direta ou indireta, causa desconforto, e pode ser bastante desagradável. 

Temperaturas agradáveis no ambiente de trabalho, são um fator muito positivo, principalmente no que diz respeito a produtividade de sua equipe.

Além do mais, ela é extremamente benéfica para a saúde dos seus funcionários e clientes.

A verdade é que em alguns casos, nem mesmo o ar-condicionado consegue resolver este desconforto térmico.

Repare como é sufocante ficar em um banco, às vezes, com ambiente até bem refrigerado e também muito seco.

A fila para conferir sua conta bancária se torna o menor dos problemas, pois você acaba não se sentindo confortável!

Os riscos do calor excessivo na indústria, não atrapalha apenas as pessoas que permanecem neste ambiente, mas também os resultados de sua empresa.  

Encontrar uma solução para evitar que o ambiente de trabalho se torne torturante, se faz mais do que necessário. Portanto, é importante que suas opções sejam avaliadas. 

Um ar condicionado pode acabar não sendo a melhor opção. Mesmo que ele garanta que as temperaturas sejam agradáveis, ele é maléfico para a saúde das pessoas que permanecem no ambiente. 

As consequências do calor no ambiente de trabalho podem acabar acometendo as pessoas que integram a equipe do seu negócio tanto quanto os resultados da sua indústria. Acompanhe quais são estes riscos e como evitá-los: 

Quais são os riscos da exposição ao calor?

Trabalhar em altas temperaturas não apenas incomoda, como é bem perigoso para a saúde.

Não é à toa que o número de casos de doenças relacionadas à desidratação e queimaduras por exposição ao calor e ao sol aumentam no verão. 

Muitas vezes, a falta de alguns cuidados muito simples, fazem toda a diferença.

Pergunte ao carteiro ou ao eletricista que faz manutenções em postes ou mesmo aos funcionários da sua indústria, e eles responderão de forma unânime que o calor é o principal fator do desgaste deles diariamente.

Até mesmo em academias e locais onde se realizam exercícios físicos em geral, isso é frequente.

Mesmo que por poucas horas, em ambientes muito quentes, os exercícios físicos de alto impacto podem causar problemas musculares feios a longo prazo, como cãibras e estiramentos.

Caso seus funcionários façam algum esforço físico em um ambiente de calor excessivo, eles também podem acabar acometidos por tais problemas. 

Como o calor afeta a saúde?

influência do calor sobre a saúde e desempenho dos trabalhadores é muito maléfica. 

Os problemas mais comuns relacionados à exposição ao calor são: insolação, queda de pressão, queimaduras de primeiro a terceiro graus e contração de doenças, como rotavírus e câncer de pele.

Todos esses casos podem ocorrer em ambientes industriais, afetando diretamente os trabalhadores.

E não existe nada mais constrangedor e negativo para uma empresa do que funcionários e clientes que passaram mal devido a ambientes quentes.

Como solucionar esse problema?

Se perguntando como prevenir o calor no trabalho

Caso, para todos os casos citados acima, você pensou em ar-condicionado como solução, sua resposta está quase certa. 

A verdade é que ele oferece uma série de vantagens, principalmente no verão, quando as temperaturas em níveis bem altos no ambiente.

Contudo, junto ao ar-condicionado, pode vir uma série de riscos para a saúde dos de seus colaboradores. 

Ainda que o ar condicionado filtre o ar que vem de fora, ele acaba por ressecar o ambiente, deixando causando alguns problemas respiratórios, como rinites e alergias.

E isso para não falar dos custos envolvidos na instalação e na utilização deste tipo de equipamento.

Uma saída alternativa, que não precisa necessariamente substituir o ar-condicionado, são os climatizadores evaporativos.

Esse equipamento permite que o ar dentro do ambiente seja mais saudável, e também refresca o ambiente.

Ele faz isso de forma muito mais sustentável em termos de economia de energia, além de ser muito mais fácil de instalar.

Dessa forma, seus funcionários não ficarão sufocados com o uso de um climatizador e, dependendo do local, você pode deixar as portas e janelas abertas tranquilamente.  

Combinado com locais específicos para se hidratar e seguir as normas de segurança, a produtividade e o rendimento dos seus negócios estarão garantidos ao longo do tempo.

Garanta todas as vantagens da utilização de um climatizador evaporativo na sua indústria. Conte com a Climabrisa para isso! 

Compartinhe

Post Relacionados

Fale Com A Climabrisa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.